A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Seplam) promoveu o plantio de três mil mudas no Parque Linear, localizado no Bairro Danilo Passos. A ação realizada em parceria com a iniciativa privada tem como objetivo a recuperação da área degradada localizada às margens do Rio Itapecerica e melhorar o micro clima da região.
De acordo com o biólogo, Claudemir Cunha, a criação do parque tem beneficiado os moradores do bairro. “Antes da implantação do parque e o devido cercamento da área, o que se via era um enorme depósito de lixo e atos de vandalismo, como furto de placas e telas. O local tem a função de melhorar a qualidade de vida de milhares de divinopolitanos que moram na região do bairro Danilo Passos” ressalta o profissional.
O plantio das mudas ocorreu em dezembro. O Parque Linear recebeu dez tipos de espécies de árvores, com destaque para as frutíferas, entre elas, árvores do cerrado brasileiro. “O parque terá funções importantes no meio ambiente em Divinópolis, em especial para um símbolo da cidade que é o Rio Itapecerica, que também passa por processos ambientais. A ideia é fazer com que o Parque Linear ajude a recuperar as áreas por meio do reflorestamento. O parque também será uma espécie de ‘corredor verde’, que terá a função de proteger as encostas do rio”, completa o biólogo.
Antes do plantio, um estudo técnico foi realizado para identificar as espécies mais adequadas para a área localizada nas ruas Maria da Paz e Antônio Neto, às margens com o Rio Itapecerica. Foram necessárias mudas como a sangra d’água, resistente a regiões mais úmidas. “Inicialmente é feito um estudo para recuperar a área. Em seguida, retiramos os materiais como lixo, os entulhos que são jogados no local para que após esta etapa, possamos começar os trabalhos ambientais. Começamos com o cercamento, para limitar local onde foi construído o Parque, e por último, executamos a etapa de plantio”, explica Cunha.