06 MAI 2024
Academia Divinopolitana de Letras abre vagas para novos acadêmicos
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), informa que a Academia Divinopolitana de Letras (ADL) publicou um edital para provimento de cadeiras vagas na entidade literária.

As inscrições vão acontecer no sábado (11/5), das 10h às 11h, na sede da Academia Divinopolitana de Letras, Avenida Coronel Júlio Ribeiro Gontijo, 311, bairro Esplanada, entrada pelo portão lateral que dá acesso pela Praça dos Ferroviários.

O interessado deve preencher o “Formulário de requerimento e Informações” na própria sede da Academia. O candidato anexará ao requerimento o Curriculum Vitae completo constando, obrigatoriamente, dados pessoais, tais como: nome completo, identidade, CPF, endereço, telefone, títulos, atividades na área da literatura e outras pertinentes. É imprescindível apresentar, pelo menos, um livro impresso editado e publicado e anexar Declaração subscrita por três pessoas, uma das quais deve ser acadêmico, atestando a postura moral e conduta social do candidato na comunidade.

O interessado deve assumir os compromissos de: Se morar em Divinópolis comparecer em 2/3 das reuniões e solenidades anuais, ou, se não residir na cidade, comparecer a ao menos 1/3 dessas. Os residentes em outras localidades são obrigados a enviar semestralmente relatório de suas atividades literárias e culturais no período, sob pena de o tempo ser computado como ausência para fins de exclusão. É também importante o cumprimento das obrigações financeiras, estabelecidas pela diretoria, certo de que o descumprimento por mais de seis meses importa em exclusão.

De acordo com a diretoria da ADL, a Cadeira nº 13 ficou vaga pela renúncia do escritor Alisson Israel Rodrigues e tem como patrono Joaquim Coelho Filho tendo sido instituída pelo primeiro ocupante, o acadêmico Rui Mourão. A Cadeira nº 16 ficou vaga pelo falecimento da acadêmica Maria da Conceição Elói que foi a primeira ocupante da Cadeira e tem como patrono Olavo Bilac.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024