A Prefeitura de Divinópolis, por meio do Procon de Divinópolis, faz alertas e dá dicas aos consumidores que o período da “Black Friday” está se aproximando, considerando as compras são fomentadas nesse período.
* Pesquisa antecipada de preços:
- Durante os próximos dias é importante acompanhar a evolução de preços dos produtos desejados, e as condições de pagamento disponibilizadas pelos fornecedores. No dia da promoção, verificar se o produto de seu interesse faz parte da Black Friday e comparar os preços apresentados.
* Compras pela internet:
- Nas compras online, o consumidor pode desistir da compra no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato do recebimento do produto.
- Cuidado com sites falsos! Eles são praticamente idênticos aos originais. Em caso de dúvidas, o consumidor deve entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa para confirmar se o preço praticado é aquele mesmo.
- Confira se há o produto desejado em estoque e o prazo de entrega. Grande parte das reclamações recebidas pelo Procon dizem respeito ao atraso ou não entrega dos produtos. Nesses casos o consumidor tem três opções: exigir o cumprimento forçado da oferta, aceitar um outro produto pelo mesmo preço pago ou ainda receber de volta o valor pago.
- Suspeitar de anúncios recebidos por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens, sendo que, se quiser entrar no site de alguma empresa, o consumidor deve digitar o endereço eletrônico no navegador do computador. A orientação é não entrar em links fornecidos por e-mail ou SMS.
- Verificar se o site é seguro: no momento da transação, conferir se no canto superior esquerdo da tela há um cadeado fechado. Isso significa que a conexão é segura.
* Política de Troca:
- Buscar informações sobre a política de troca da empresa, tendo em vista que trocas em razão de modelo, cor e tamanho não são obrigatórias.
* Vício:
- Ainda que adquirido em promoção, se o produto apresentar vício (problemas) dentro do período de garantia, a assistência técnica indicada pelo fabricante deve ser acionada para que o problema seja solucionado. Caso o produto não seja reparado no prazo de até 30 dias, o consumidor já passa a ter direito à substituição por outro da mesma espécie, à restituição da quantia paga ou o abatimento proporcional do preço.
* Mais dicas:
- Desconfiar de preços muito abaixo da média, pois podem indicar fraude.
- Cautela! É preciso avaliar se a compra é realmente necessária, evitando assim o endividamento.
Em caso de dúvidas, o Procon está à disposição em nossos canais digitais (WhatsApp: 3229-6550 ou e-mails:
atendimentoprocon@divinopolis.mg.gov.br ou
procondivinopolis@gmail.com) ou ainda presencialmente no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), que fica localizado na avenida Getúlio Vargas, nº 121, no Centro.