06 NOV 2023
Secretário de Estado da Saúde cumpre agenda oficial em Divinópolis
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov) e Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que o município recebeu hoje (6/11), a visita do secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, ele cumpriu agenda na cidade, a pedido do deputado estadual Eduardo Azevedo.

O primeiro compromisso de Fábio Baccheretti em Divinópolis foi no Complexo de Saúde São João de Deus, onde anunciou recursos para a entidade, oriundos da dívida que o Estado tinha com os municípios, recurso esse, atrelado a antigas produções do hospital. Lá, o secretário também visitou a instalação do novo tomógrafo, adquirido com recurso originário do Governo do Estado.

A segunda agenda do secretário de Estado da Saúde foi uma visita ao terreno onde será construída a nova sede da Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Danilo Passos. O convênio junto ao Governo do Estado, para esta construção no bairro Danilo Passos, já foi assinado pelo prefeito Gleidson Azevedo, no dia 24 de outubro e possibilitará também a construção de unidades de saúde nos bairros Jardinópolis e São José.

Baccheretti também esteve na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Itapecerica (Cisvi), onde anunciou o envio de recursos, através de emenda parlamentar do deputado estadual Eduardo Azevedo, para compra de um aparelho de endoscopia. O objetivo desta destinação de recursos é ampliar os atendimentos desse procedimento, realizado pelo Cisvi para Divinópolis e para os municípios consorciados. Segundo Érico Souki, secretário executivo do Consórcio, "Esse equipamento vem de encontro a um novo momento do Cisvi, com olhar voltado para ampliação da assistência e atender verdadeiramente as necessidades dos municípios”, destacou.

O presidente do Cisvi, o prefeito de Itapecerica, Wirley Rodrigues Reis (Teco), recebeu as autoridades e destacou a importância que o atual Governo do Estado tem dado aos consórcios de saúde em Minas Gerais, através dos programas Pró-Consórcio, Transporta Minas e FarmaCIS.

A agenda do secretário terminou com uma visita ao canteiro de obras da unidade que será construída no bairro Jardinópolis, através de convênio entre o município e a Secretaria de Estado de Saúde. No local, Baccheretti destacou a importância dessas obras. “Divinópolis está no caminho certo, buscando 100% de cobertura de Atenção Primária. Isso agora está bem mais próximo pois, esta é a primeira gestão na história da cidade, que superou a marca de 80% de cobertura, obtendo nota 9 na última avaliação do Previne Brasil que avalia as Equipes de Atenção Primária em todo país”, observou.

O deputado Eduardo Azevedo, que buscou essa agenda junto a Secretaria de Governo do Estado, ressaltou a importância do investimento na área da saúde. “Destaco o papel crucial desempenhado pelo Cisvi, na promoção de ações conjuntas para melhorar os serviços de saúde na nossa região. Também reafirmo meu compromisso em buscar recursos e parcerias que beneficiem diretamente a população, priorizando áreas essenciais como a saúde”, afirmou.

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, cumpriu agenda na cidade acompanhado da secretária adjunta de Governo de Minas Gerais, a divinopolitana Mila Corrêa da Costa. A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida e o secretário municipal de Saúde, Alan Rodrigo da Silva, acompanharam a comitiva do Governo do Estado na cidade. “A gestão municipal acredita que, com a união de todas as forças e com foco na melhoria contínua, esses momentos recuperam à Divinópolis sua posição de destaque no cenário estadual”, destacou Janete.