15 MAI 2013
Começa recadastramento biométrico dos eleitores de Divinópolis
O recadastramento biomtrico de aproximadamente 158 mil eleitores de Divinpolis, 11 maior colgio eleitoral de Minas Gerais, comeou manh de hoje (15/05). Na cerimnia de abertura do processo de recadastramento, ocorrida no Cartrio Eleitoral, participaram o Prefeito, Vladimir Azevedo, outras autoridades polticas da regio e autoridades da justia eleitoral do estado. O recadastramento obrigatrio para todos os eleitores do municpio, que devem comparecer ao Cartrio Eleitoral para coleta das digitais e da fotografia, e apresentar comprovao do vnculo com a cidade. O objetivo da biometria tornar a identificao do eleitor mais segura, eliminando o risco de algum votar por outro, mesmo que de modo involuntrio. De acordo com o prefeito, Vladimir Azevedo, o recadastramento biomtrico garantir mais celeridade e segurana ao processo eleitoral. O Brasil conseguiu ter uma democracia j consolidada, madura, e a justia eleitoral brasileira um exemplo para o mundo, pois mantm a vontade do povo assegurada. E, agora, temos uma inovao, que aumenta a celeridade e a segurana, que a votao pelo sistema biomtrico, salientou. Hoje, Divinpolis a maior cidade de Minas Gerais que ter este processo na sua totalidade nas eleies do ano que vem. Portanto, atendendo convite do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, do foro da justia eleitoral aqui em Divinpolis, que ser regional tambm, estamos dando o exemplo, e fazemos tambm um chamado para que os cidados cumpram esta renovao para o passaporte da cidadania, que o ttulo eleitoral, atravs do recadastramento, para que nas eleies do ano que vem possamos dar um show de cidadania, conclamou Vladimir. Segundo o presidente em exerccio do Tribunal Regional Eleitora, o corregedor Wander Marotta, esta a terceira fase do cadastramento biomtrico. Ns comeamos, na primeira fase, com o cadastramento em Par de Minas, Curvelo, Ponte Nova e So Joo del-Rei, com cerca de 150 mil eleitores. Numa segunda fase, foram cerca de 17 cidades, com cerca de 70 mil eleitores. E, agora, estamos na terceira fase, da qual Divinpolis a cidade mais representativa, j que tem cerca de 160 mil eleitores, enumerou. Ento, uma preparao para as eleies de 2014, quando funcionar o sistema de identificao de biometria, e tambm um passo a mais na implantao total do sistema no pas, que est previsto para se concretizar por volta de 2020, salientou Marotta. O recadastramento biomtrico do eleitorado local, com a coleta das impresses digitais e da foto dos eleitores, terminar no dia 29 de novembro deste ano. Os eleitores de Divinpolis, das duas zonas eleitorais (102 e 103) e 497 sees de votao,devem comparecer sede dos cartrios localizada Avenida 7 de Setembro, 818, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h s 17h, levando: documento de identificao (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteiras profissionais), exceto carteira de motorista e novo passaporte, para os que forem requerer o ttulo pela primeira vez; comprovante de endereo (conta de gua, luz, telefone etc), preferencialmente em nome do eleitor, emitido entre 15 de maio de 2012 e 15 de fevereiro de 2013; ttulo eleitoral e CPF (se possuir); e comprovante de quitao com o servio militar (para os eleitores do sexo masculino, maiores de 18 anos, que forem fazer o ttulo pela primeira vez). O telefone para dvidas : 148 - Disque-Eleitor.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024