30 ABR 2013
Museu recebe fotos de Henrique Galvão e José Berredo
O Museu Histrico de Divinpolis recebeu doaes fotogrficas de personalidades decisivas da histria de emancipao poltico-administrativa do municpio. As fotos dos engenheiros Henrique Galvo e Jos Berredo foram doadas pelo folclorista Vincius Peanha. Atendendo um pedido do primeiro prefeito de Divinpolis, Antnio Olmpio de Morais, em 1912, Jos Berredo desenhou o traado de ruas largas para a nova vila. Engenheiro chefe da ferrovia, Berredo se inspirou nas capitais como Belo Horizonte e Rio de Janeiro para elaborar o plano. Antnio Olmpio de Moraes pediu ao engenheiro e sua equipe um traado moderno e funcional para o recm criado municpio, afirmou a responsvel pelo Museu Histrico, Geisa Aparecida Grego. J o Henrique Galvo foi outro engenheiro que chegou com a ferrovia em 1890. Ele foi responsvel pela construo do ramal ferrovirio que proporcional ligao de Divinpolis as principais cidades do Brasil, de acordo com historiadores. O atual Museu Histrico na Praa da Catedral, antigo Largo da Matriz, serviu de hospedagem para Henrique Galvo, aps convite do fazendeiro Capito Domingos Francisco Gontijo dono do casaro construdo por escravos em meados do sculo XIX.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024