22 ABR 2013
SEMUSA divulga balanço parcial da campanha de vacinação contra a gripe
Os dados parciais divulgados pela Secretaria Municipal de Sade mostram que foram imunizadas, na primeira semana da campanha contra a gripe no municpio, 11.056 pessoas, o equivalente a 32,8 % da populao-alvo. Os nmeros registrados pela SEMUSA referem-se vacinao realizada desde o dia 15/04 at as 14 horas do dia 20/04, o Dia D de Mobilizao. A meta da SEMUSA vacinar 33.709 pessoas, o que equivale a 80% do pblico-alvo. A Secretaria Municipal de Sade tambm chama a ateno para as pessoas que ainda no se vacinaram que a campanha prossegue at a prxima sexta-feira (26/04) em todas as Unidades Bsicas de Sade do municpio. A SEMUSA ressalta que a vacina segura e a principal arma para reduzir as complicaes, casos graves e bitos provocados pela gripe. Alm disto, alerta para a importncia da vacinao junto s grvidas e tambm para aquelas que esto at 45 dias do perodo ps-parto, o chamado puerprio. A vacina, alm de proteger estes grupos contra a doena e suas por complicaes da gripe, tambm protege o beb. A gestante vacinada tambm transfere proteo para a recm-nascido. O pblico-alvo formado por pessoas com 60 anos ou mais, crianas de seis meses a dois anos, indgenas, gestantes, mulheres no perodo de at 45 dias aps o parto (em puerprio), pessoas privadas de liberdade, profissionais de sade, alm dos doentes crnicos, que este ano tero o acesso ampliado a todos os postos de sade desde o primeiro dia da vacinao, ao contrrio das campanhas anteriores, quando esses grupos somente eram vacinados depois de concludos os trabalhos de vacinao dos idosos. Balano Parcial J foram vacinadas 1.333 crianas, o que corresponde a 34,3% deste pblico-alvo. Procuraram ainda postos de sade 592 gestantes, correspondendo a 30,5 % do total de futuras mes. Entre os idosos, 8.733 j receberam a dose da vacina contra a gripe, resultando em uma cobertura vacinal de 35,5% do total. Tambm foram vacinadas 134 mulheres que deram luz h menos de 45 dias, o que representa 42,0% do total. Eficcia Estudos demonstram que a vacinao pode reduzir entre 32% a 45% o nmero de hospitalizaes por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global. Entre os idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalizao e morte em cerca de 50% a 68%, respectivamente. A escolha dos grupos prioritrios segue recomendao da OMS, e respaldada por estudos epidemiolgicos e na observao do comportamento das infeces respiratrias, que tm como principal agente os vrus da gripe. So priorizados os grupos mais suscetveis ao agravamento de doenas respiratrias. Prescrio Os doentes crnicos precisam apresentar receita mdica contendo a prescrio da vacina no ato da vacinao. Pacientes j cadastrados em programas de controle das doenas crnicas do SUS, devero se dirigir aos postos em que esto cadastrados para receberem a vacina.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024