20 JUL 2022
Ação pelo “Dia Internacional da Mulher Negra” acontecerá neste domingo
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), informa que, no próximo domingo (24/7), será realizada uma ação especial em prol do “Dia Internacional da Mulher Negra”, que é comemorado no dia 25 de julho.

As atividades ocorrerão na Praça do Santuário, das 10h às 19h. A ação é fruto de uma parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e o Movimento Negro de Divinópolis (Mundi).

O evento abordará a temática da “Abolição, Protagonismo e Resistência”. Durante o dia serão promovidas intervenções artísticas, momentos de contação de história e diversas oficinas em barracas. Além disso, a iniciativa contará com atribuições relacionadas a educação étnico racial, rodas de conversas, racismo estrutural e a mulher negra.

Serão conduzidas também discussões sobre utilidades públicas, grafite, serviços de saúde preventiva, mulher negra no mercado de trabalho, literatura e muito mais. A ação terá a participação da cantora, Tia Elza e da Banda Santa Clara, que farão shows de encerramento para os presentes.

As apresentações acontecerão durante toda a tarde, com a presença confirmada de ativistas, militantes e profissionais da saúde. O evento contará com o apoio de várias secretarias da Prefeitura de Divinópolis como Governo, Cultura, Saúde e de algumas instituições, tais como a Câmara de Vereadores, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Delegacia De Mulher, Unifenas, e várias outras. Além da contribuição da Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ), da Gerdau, da Educafro, e de alguns coletivos de luta em vários aspectos.

A conselheira titular do Compir, e coordenadora do Departamento de Educação do Mundi, Maria Catarina Labore, destaca que a importância dessas ações de igualdade para a comunidade de Divinópolis. “Esse dia tem um grande objetivo para todos. Além de dar visibilidade às nossas mulheres negras talentosas, competentes, a ação visa dar continuidade à uma luta pelo combate estrutural. Isso é mais necessário ainda, uma vez que a mulher negra carrega três tipos de preconceito, de classe, de gênero e de raça. E esse dia de reflexão tá aí para isso, através de várias formas”, relatou.

A iniciativa dá continuidade as ações de combate ao racismo e procura consolidar cada vez mais a política de promoção da igualdade racial no município, conforme a lei complementar nº 201, de 26 de dezembro de 2019.

Na mesma data (25/7), são comemorados: o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, Dia Nacional Da Mulher Negra e também o “Dia de Teresa de Benguela”.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024