12 ABR 2022
PROCON
Procon alerta consumidores na hora de realizar compras na Páscoa
A Prefeitura de Divinópolis, através da Procuradoria Geral - Procon, informa à população, dicas para realização de compras, em especial, os que são muito consumidos no período da Páscoa:

Recomenda-se ao consumidor verificar os dados referentes ao produto que está sendo ofertado. Folhetos, anúncios e encartes devem conter informações claras e adequadas sobre os produtos ou serviços. Qualquer informação falsa ou incorreta é considerada “propaganda enganosa”, pelo Código de Defesa do Consumidor.

É necessária também atenção com a publicidade direcionada ao público infantil, já que se trata de uma prática abusiva; medida essa que visa evitar a exposição e incentivo das crianças ao consumismo.

Para as compras de ovos de Páscoa, barras de chocolate ou bombons, é aconselhável pesquisar, antes da compra, sobre pesos e valores, visto que entre as marcas podem apresentar grandes variações.

No ato da compra, ainda é preciso avaliar a data de validade, se o produto está em bom estado de conservação, embalagem preservada e não violada, indicação de faixa etária (no caso de ovos de páscoa com brindes), além dos ingredientes, para evitar risco relativo a alergias.

Ao escolher o produto, o consumidor deve ter atenção aos valores. No caso dos ovos de Páscoa, geralmente, os preços são informados por meio de listas, algumas apresentando imagens semelhantes ao do produto à venda. Nesses casos, não esqueça de verificar se o peso é correspondente. Caso haja divergência entre o valor do local da exposição e aquele cobrado no caixa, “prevalecerá sempre o menor”.

Após a Páscoa, é comum os estabelecimentos venderem ovos com a informação de “quebrados”, com preços promocionais atrativos. Caso o consumidor opte por tais produtos, o fornecedor não será obrigado a fazer a troca. Entretanto, deve ser analisado se não há violação da embalagem, pois é ela que protege o produto de contaminações.

Quanto à carne de peixe, embora a alta do dólar, frete e insumos tenham feito com que os preços sofressem alteração, nessa época do ano o consumo de peixes ainda é expressivo, de modo que o aumento da demanda sempre proporciona alta de preços. Ao realizar a compra, orientamos ao consumidor que fique atento à temperatura, higiene e local de armazenamento, além da aparência do produto.

Por fim, antes de ir às compras, consulte suas finanças e prioridades. Faça pesquisa de preços e não compre na última hora.

Em caso de dúvidas, o Procon está à disposição em nossos canais digitais (whatsapp: 3229-6550 ou e-mails: http://atendimentoprocon@divinopolis.mg.gov.br ou http://procondivinopolis@gmail.com) ou ainda presencialmente no CAC, localizado na Av. Getúlio Vargas nº 121, centro – Divinópolis-MG.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024