25 MAR 2022
AGRONEGÓCIOS
Prefeito se reúne com Governador e representantes da agricultura familiar
O Prefeito de Divinópolis, em companhia com a vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, e o secretário de Operações, Serviços Urbanos e Agronegócios, Gustavo Mendes, participaram, juntamente com o governador Romeu Zema e a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado, Ana Valentini, nesta quinta-feira (24/3), com agricultores familiares da região Centro-Oeste.

O encontro, realizado na sede da Emater-MG, também contou com a presença de representantes da entidade e de deputados. Durante o encontro, produtores rurais de Divinópolis puderam se apresentar e discorrer sobre os desafios que atualmente são enfrentados. “A qualidade e a variedade de nossa produção melhoraram muito com a criação da cooperativa e associação com apoio da Prefeitura, do sindicato e da Emater, e isso agradecemos muito. Agora, precisamos dar o novo passo, precisamos de melhores condições das estradas e precisamos de ajuda para a construção da sede própria da cooperativa”, falou o produtor rural de frutas, José Branquinho, de Divinópolis.

Gustavo Mendes, falou sobre a importância da continuidade dos trabalhos nas zonas rurais. “Ao longo de vários anos as comunidades rurais ficaram sem a conservação das estradas, não foi feita manutenção devida para evitar problemas, que deve ser dada todo ano, para não termos problemas com o escoamento da produção dos produtores.  Com essas chuvas recentes na cidade vimos nossa fragilidade, por isso, precisamos de mais investimentos nessa área e, neste momento, solicitamos mais apoio do Governo de Minas para melhorarmos as condições de trabalho dos produtores”, solicitou.

“Por ser um verdureiro, eu sei a luta diária que o homem do campo vive”, disse o prefeito aos participantes do encontro. E completou: “ainda não tivemos recurso suficiente para atender todas as demandas do agronegócio, mas aos poucos, com ajuda dos deputados, vamos conseguir. A Prefeitura não está omissa aos problemas, mas pedimos a compreensão e paciência da população que, em breve, conseguiremos melhorar as condições de vida e de trabalho para os produtores rurais”, ressaltou.

A secretária Ana Valentini enfatizou a importância do encontro com os agricultores. “Esse é um momento de conversa e escuta com os produtores para termos retornos das nossas políticas públicas para apoiar a agricultura familiar no estado. É também uma oportunidade para que novas demandas sejam trazidas para nortear o planejamento de novas políticas”, destacou.

Depois de ouvi-los, o governador Romeu Zema explicou um pouco sobre a questão das condições das estradas rurais. “Eu tenho a certeza que assim como eu, o prefeito Gleidson também gostaria que as estradas rurais de Divinópolis estivessem em perfeitas condições, mas, todos nós sabemos que assim como não existe uma fazenda que vocês assumem e que no mês que vem esteja toda plantada, também é impossível arrumar todas de uma vez. Infelizmente temos limitações de recursos e outras séries de questões burocráticas que nos impede de fazer isso. Mas, aqui em Minas, aquilo que depende de trabalho, organização e de boa vontade já foi feito, minha equipe de secretariado não tem medido esforços para atender todos vocês”, salientou.

O governador também ressaltou a participação do agronegócio para Minas Gerais e a necessidade de valorizar os produtores mineiros.