11 FEV 2022
Semed realiza série de capacitações para profissionais do tempo integral
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, durante esta semana, uma série de atividades e reuniões, para os profissionais da rede municipal de ensino, que atuam nas unidades escolares de tempo integral, no intuito de aprimorá-los para o ano letivo de 2022.

A Semed ofereceu diversas formações para estes os educadores, dentre os assuntos abordados estão: alimentação balanceada, atendimento na perspectiva da inclusão, cuidados e bem estar das crianças, diário escolar digital e metodologia de trabalho com oficinas. As reuniões aconteceram sempre, na manhã e tarde, contando com cerca de 60 profissionais em cada turno.

No dia 7, no Cmei Miguel Rodrigues, houve um estudo e discussão do Projeto Tempo Integral, gerido por Patrícia Tavares e Daniela Freire, técnicas da Gerência de Políticas Educacionais (GPE) que acompanham a Educação Infantil.

No dia 8 de fevereiro, na EM Oribes Batista Leite, foi realizada uma conversa sobre a alimentação, no intuito de compreender a importância da alimentação para as crianças que serão atendidas em tempo integral, o estabelecimento de rotinas e construção de hábitos de alimentação saudáveis. O diálogo teve como facilitadoras as nutricionistas da Semed, Leila Cristina Tavares e Nayara Cristiane Ferreira.

Dia 9 de fevereiro, na EM São Sebastião, foi realizada uma roda de conversa sobre o atendimento integral, dirigida por Leandro Reis de Melo, diretor de Educação, e Andréia Carla Ferreira Dimas, secretária municipal de Educação, com intuito de acolher, ouvir e orientar a todos.

Ainda no dia 9, foram realizadas oficinas sobre metodologias de trabalho, cuidados e bem estar das crianças, para construir estratégias para que o trabalho pedagógico aconteça na unidade escolar e garanta os direitos de aprendizagens das crianças. Esse tema contou com a orientação de Angelita Antônia Santos Oliveira, coordenadora do Centro de Referência da Educação Infantil (Crei), além das professoras oficineiras do CMEI Miguel Rodrigues.

Hedilamar Silva, do Setor de Recursos Humanos da Semed, ainda ministrou uma conversa sobre atribuições, funções e dinamismo dos profissionais, para refletir sobre o papel de cada profissional no atendimento das crianças, compreendendo que toda a equipe é responsável pela execução, dinamismo e a produtividade do projeto.

Quinta-feira (10/2), também na EM São Sebastião, houve uma palestra sobre os Registros no Diário Escolar Digital (DED), no intuito de orientar a unidade escolar quanto a manutenção da escrituração regularizada, com a finalidade de resguardar a vida escolar da criança e o funcionamento da instituição de ensino, além de oferecer oficinas sobre metodologias de trabalho e cuidados e bem estar das crianças.

E fechando, ainda no dia 10 de fevereiro, houve palestra sobre o atendimento na perspectiva da Inclusão, ministrada por Erika Muniz Oliveira Leão, supervisora responsável pela Equipe Multidisciplinar Itinerante da Educação Especial (EMIEDE).

À partir de segunda-feira (14/2), as unidades escolares CMEI Miguel Rodrigues Filho, EM São Sebastião e EM Oribes Batista Leite já recebem os alunos, iniciando os atendimentos do ensino em tempo integral.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024