08 FEV 2022
Semed realiza Dia Escolar Unificado com professores da Educação Especial e EJA
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou ontem (7/2), o Dia Escolar Unificado com professores, assistentes educacionais e equipes gestoras, que atuam na educação especial sob a perspectiva da educação inclusiva, realizado na Faculdade Pitágoras. Na última sexta-feira (4/2) o Dia Escolar foi com a equipe que atua na Educação de Jovens e Adultos e aconteceu na Faculdade UNA.

O objetivo dos dias escolares é apresentar aos profissionais da educação as diretrizes de gestão para a Educação Especial bem como para a Educação de Jovens e Adultos, mostrando os avanços até aqui, as proposições para 2022 e os preparativos para iniciar o ano letivo, que aconteceu nesta segunda-feira (7/2).

Dentre as ações que serão realizadas, a Semed destaca:

• Equipe Multidisciplinar Itinerante da Educação Especial (Emiede): Ampliação do número de assistentes educacionais no município.
  • Projeto Vamos Juntos – Apoio Pedagógico no Ensino Fundamental: seguindo as diretrizes do CEAE, este projeto visa sanar as defasagens de aprendizagem, sobretudo evidenciadas durante o período remoto, oferecendo atendimento pedagógico no contraturno de escolarização, aos alunos que necessitarem, oportunizando que desenvolvam e consolidem as habilidades essenciais, tendo como foco a alfabetização e o letramento linguístico e matemático.
  • Oficina Itinerante: propiciar às crianças, experiências brincantes através de oficinas pedagógicas que perpassam pelos Campos de Experiências; contribuir com o desenvolvimento integral da criança, garantindo os seis direitos de aprendizagem: conviver, expressar, explorar, conhecer-se, participar, brincar. Disponibilizar aos professores da Educação Infantil, momentos de planejamento coletivo na própria unidade escolar, durante o seu horário de trabalho.
  • Escolas de Tempo Integral: propõe-se uma educação mais ampla, uma educação integral, acreditando que as crianças terão garantido o direito ao bem estar social e cultural e as famílias, a possibilidade de escolha em relação ao tempo da criança na unidade escolar. Projeto piloto nas unidades: CMEI Miguel Rodrigues Filho, a Escola Municipal Oribes Batista Leite e Escola Municipal São Sebastião.
  • Nomeação de técnicos escolares, secretários escolares e supervisores orientadores de ensino.
  • Centro de Formação em Tecnologias da Informação e Comunicação.
  • Desburocratização dos processos da secretaria municipal de educação.
  • Formação do Centro de Referência dos Profissionais da Educação (CRPE) in loco, nas unidades escolares, junto do corpo docente.

Estas, dentre outras ações foram estabelecidas pela gestão buscando promover educação pública de qualidade, aproximando a gestão e a base, na premissa de um trabalho conjunto e integrado.

Além destes, a Semed realizou o Dia Escolar unificado com os profissionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, nos dias 2 e 3 de fevereiro.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024