27 OUT 2021
TRÂNSITO
Settrans faz alterações no trânsito do bairro Porto Velho

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans), iniciou nesta terça-feira (27/10), a implantação do semáforo no cruzamento das ruas Goiás com Joaquim Nabuco, no bairro Porto Velho. A ação incluí a criação de um binário entre a rua Fernão Dias, transformando-a em sentido único de direção à rua Venceslau Braz, e rua Joaquim Nabuco, transformando-a em sentido único direção à rua Campos Sales.

Em 7 de novembro de 2019 foram realizadas filmagens para a realização da pesquisa que foi realizada de forma ininterrupta, entre às 3h do dia 7 até às 3h do dia 8 de novembro. Esses dias eram uma quinta e sexta-feira, de uma semana sem feriados. O resultado apontou 30.626 veículos em 24 horas e 2.053 no horário de pico de 17h30 às 18h30, no cruzamento das ruas Goiás com Fernão Dias.

No dia 6 de novembro de 2019 foram realizadas filmagens para a realização da pesquisa foi realizada de forma ininterrupta, entre às 3h do dia 6 até às 3h do dia 7 de novembro. Esses dias eram uma quarta e quinta-feira, de uma semana sem feriados. O resultado apontou 29.401 veículos em 24 horas e 1.831 no horário de pico de 17h30 às 18h30, no cruzamento das ruas Goiás com Joaquim Nabuco

Conforme levantamento feito nas datas e horários explicados anteriormente, foi montada a rede com as configurações do local da interseção no software Synchro Studio 10, que apresentou o seguinte diagnóstico:

Para o cruzamento da rua Goiás com Fernão Dias, como principal problema, o nível de serviço de atraso médio para a aproximação da rua Fernão Dias sentido Norte, devido ao grande fluxo de veículos na interseção e, portanto, um maior tempo de verde na programação semafórica para a rua principal (rua Goiás) e, consequentemente, um menor tempo de verde para a rua secundária (rua Fernão Dias). No cruzamento da rua Goiás com Joaquim Nabuco a interseção não apresentou problemas de nível de serviço em relação ao atraso médio.

Diante das soluções propostas, para mitigação de problemas identificados na análise da situação atual, tanto por vistoria in loco, quanto pela microssimulação realizada com o software Synchro Studio 10.  Foi utilizado novamente o software de microssimulação para otimizar a programação semafórica nos postos que possuem semáforo implantado ou a ser implantado.

Onde chegou-se à conclusão que, a criação de um binário entre a rua Fernão Dias, transformando-a em sentido único direção à rua Venceslau Braz, e rua Joaquim Nabuco, transformando-a em sentido único direção à rua Campos Sales, assim, também, incluindo uma sinalização semafórica na interseção do Rua Goiás com Joaquim Nabuco.

Os resultados apresentados demonstram uma melhora significativa nos níveis de serviço de atraso médio para as interseções. No entanto, a implantação do semáforo não traz prejuízos maiores para os cruzamentos, e a melhora do conjunto das interseções dos postos 18 e 19 são maiores do que os prejuízos.

Além de todos os dados levantados, e da melhoria para mobilidade urbana, esta melhoria trará segurança aos pedestres e dos comerciantes e moradores da região, visto que o trecho já teve acidentes e com vítima fatal.