01 DEZ 2016
PREFEITO
Prefeito assina quatro termos de adoção de áreas de verdes

O Prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, acompanhado do secretário de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Willian Araújo, assinou na tarde desta quinta-feira (01/12) em seu gabinete, quatro termos de cooperação para adoção de áreas verdes com a presença dos interessados em participar do projeto.

Os termos assinados são de adoção por tempo indeterminado em conformidade com a Lei Municipal nº 7717/2013, com as alterações posteriores de acordo com a Lei nº 7968/2015, que dispõe sobre a instituição de programa de adoção de praças, áreas verdes e espaços municipais de esporte, educação, cultura e de lazer.

Na solenidade foi oficializada a adoção de área de 605 m² a ser adotada pela entidade ‘Nascentes Bela Vista’, na avenida Catalão no bairro Bela Vista, por Geraldo de Oliveira. “Pretendemos fazer um salão para a realização de cursos educativos para a comunidade”, informou.

A Loja Maçônica Veritas Vincit adotou área de 257 m² na rua Martins Ciprien no bairro Jardim Belvedere. “Com certeza vamos fazer jus a esta confiança que nos está sendo dada e agradeço em nome de todos da Veritas”, falou o presidente da instituição,  Cleber Santos.

José Geraldo de Oliveira adotou área de 639 m² no bairro Walchir Resende. “Sou morador do bairro desde 2002 e desde então venho cuidando desta área e a mantendo limpa. Agora com esta adoção eu fico mais tranquilo e posso trabalhar cada vez com mais gosto e pode ter certeza de que esta área será muito bem cuidada”, destacou o morador.

Outra área, de 1728 m² na rua Luciano Fonseca no bairro Maria Peçanha, foi formalmente adotada por Ângela Maria da Silva Bittencourt. “É uma honra essa adoção, é com imenso prazer que vamos nos empenhar ao máximo para cuidar cada vez mais desta área”, afirmou Marcos Antônio Bittencourt, que estava representando a família.

O prefeito Vladimir Azevedo destacou as ações como parte de um debate internacional sobre o futuro das cidades. “Fico muito feliz de abrir a agenda de reuniões do meu último mês de mandato com esse evento. Atualmente muito se debate sobre a sustentabilidade, equilíbrio ambiental, desenvolvimento econômico e a capacidade das cidades, cada vez mais urbanas e resistir às mudanças. Em Divinópolis temos 98% de população urbana, mais de 63 mil lotes vagos com muita especulação imobiliária. Atos como esse parecem pequenos, mas cidades desenvolvidas pensam em um futuro melhor. São pequenas - grandes ações que estão ligadas diretamente à agendas internacionais e que fará de Divinópolis uma cidade cada vez melhor ”, afirmou.

A Lei Municipal nº 7717/2013 tem como objetivo:

- promover a participação da sociedade civil organizada e das pessoas jurídicas na urbanização, nos cuidados e na manutenção das praças públicas, áreas verdes e espaços municipais de esporte, educação, cultura e de lazer do Município de Divinópolis, em conjunto com o Poder Público Municipal;

- levar a população circunvizinha às praças públicas, áreas verdes e espaços municipais de esporte, educação, cultura e de lazer a compartilhar com o Poder Público Municipal a responsabilidade por tais equipamentos;

- incentivar o uso e a conservação das praças públicas, áreas verdes e espaços municipais de esporte, educação, cultura e de lazer pela população da região de abrangência;

- propiciar que grupos organizados da população elaborem projetos de utilização das praças públicas, áreas verdes e espaços municipais de esporte, educação, cultura e de lazer, que atinjam as diversas faixas de idade e de necessidades especiais da população;

- possibilitar um uso mais intensivo das praças públicas, áreas verdes e próprios municipais de esporte, educação, cultura e de lazer, por associações.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024