09 MAI 2016
PREFEITO
Prefeito participa de treinamento de funcionários do Samu

O prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência Oeste (Cis-Urg), participou nesta segunda-feira (09/05) da abertura do curso de capacitação da terceira turma, que atuará no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

No total são cinco turmas, com média de 120 pessoas. Estão envolvidos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores de ambulância. O serviço contará com 24 bases descentralizadas distribuídas nos municípios da Região Oeste, garantindo a cobertura dos 54 municípios e uma Central de Regulação em Divinópolis para onde serão direcionadas todas as chamadas do telefone 192.

Para Vladimir Azevedo, a implantação do Samu trará significativos avanços na saúde de Divinópolis e tregião garantindo tempo e destino adequados às urgências e emergências da população. “Graças ao apoio de todos os prefeitos, o CIS-URG garantirá a gestão participativa e transparente para o funcionamento do Samu Oeste. Conseguimos costurar toda a construção para chegar até aqui. Divinópolis disponibilizou um local já que será a central de regulação. Estou aqui hoje, em nome dos demais prefeitos, para dar as boas vindas a vocês e que todos possam ter uma semana de capacitação muito proveitosa”, destacou na abertura do curso.

Durante o pronunciamento, Vladimir ressaltou que a chegada do serviço, significa um novo impulso, uma nova janela de oportunidade. “O funcionamento será articulado, otimizado, melhorando a assistência e reduzindo custos de escala na nossa região macro-oeste”, finalizou.

O secretário executivo do Cis-Urg, José Márcio Zanardi, destacou o empenho do prefeito no processo de implantação. “O prefeito Vladimir Azevedo não mediu esforços nesses últimos anos, para chegar neste estágio que estamos hoje. Já temos o prédio que foi cedido pela prefeitura de Divinópolis e, portanto este reconhecimento do trabalho do Vladimir é mais do que justo e real”, enfatizou.

O assessor técnico da coordenação da Urgência e Emergência da secretaria de Estado da Saúde, Alexandre Andrade, também esteve presente e salientou a importância da parceria entre municípios, estado e União. “Nosso papel aqui é apresentar todo o projeto do Samu Regional, bem como o seu funcionamento, para as pessoas que vão prestar o serviço”, destacou.