25 FEV 2016
Divinópolis realiza seminário em saúde para o adolescente

Projeto apoiado pela Semusa beneficia 500 de adolescentes

Desde 2015 no Centro de Saúde São José, unidade que compõe a diretoria da Atenção a Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa), é realizado o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente, que atende a cerca de 500 jovens.

A iniciativa é desenvolvida por alunos residentes da Universidade Federal de São João del-Rei das áreas de assistência social, enfermagem, odontologia, nutrição, psicologia e fisioterapia. O Programa de Residência tem como objetivo oferecer uma cobertura importante na atenção à saúde do adolescente.

Um desdobramento desta iniciativa se dará em 29 de março quando será realizado o I Seminário Multiprofissional em Saúde do Adolescente. De acordo com os seus organizadores, o seminário visa discutir questões especificas da saúde deste grupo que ainda carece de políticas de proteção, a exemplo do que já ocorre com a saúde das crianças, da mulher e do idoso.

O I Seminário Multiprofissional da em Saúde do Adolescente será realizado das 17h às 21h30 é aberto a toda a comunidade e poderão participar pais, profissionais de saúde, alunos da UFSJ e até mesmo os adolescentes. O seminário acontecerá no Auditório da Universidade Federal de São João del-Rei em Divinópolis que fica localizado na rua Sebastião Gonçalves Coelho, 400 no bairro Chanadour. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas com antecedência na UFSJ ao valor simbólico de dez reais. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: adolescenteufsj@yahoo.com.br.

A Semusa apóia esta iniciativa. “Há uma preocupação muito grande com a saúde da mulher, da criança e dos idosos. O público adolescente ficou solto entre os demais e vem procurar a unidade de saúde quando já está doente, sem se preocupar com atendimento preventivo a saúde. O Centro de Saúde São José é cercado de escolas e agora é possível oferecer um serviço especifico a promoção da saúde do adolescente. O que é um ganho importante” comenta a referência de gestão do Centro de Saúde São José, Ebes Aparecida.

De acordo com os coordenadores do seminário, haverá a emissão de certificados aos participantes e sorteio de brindes.

Programação

• 17h - Abertura: prof. Dr. Alisson Araújo - Coordenador da Residência em Saúde do Adolescente (UFSJ);
  • 18h - Palestra “Todos Contra a Pedofilia”: Promotor da Vara e Infância da Juventude de Divinópolis Dr. Carlos José Silva e Fortes (Casé Fortes);
  • 19h - Palestra “Os Gêneros na Biologia”: profa. Dra. Maira de Castro Lima (UFSJ);
  • 20h - Mesa redonda: Tema “Saúde Mental na Adolescência”.

Oradora: profa. Dra. Edilene A. A. Silveira (UFSJ)

Orador: prof. Dr. Alexandre Simões (UEMG)

Moderadora: profa. Dra. Márcia C. C. Souza (UFSJ)

• 21h - Encerramento: Coffee Break.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024