26 FEV 2015
Campanha contra o HPV inicia na segunda nas escolas de Divinópolis
A Secretaria Municipal de Sade (Semusa) promoveu uma reunio na para repassar aos profissionais de sade, informaes referentes Campanha de Vacinao contra opapilomavrus humano (HPV). Participaram cerca de 70 profissionais da sade entre eles tcnicos em enfermagens, enfermeiros e coordenadores de unidades de sade, durante toda manh desta quinta-feira (26/02). No encontro foram repassadas as coordenadas correspondentes ao prazo da campanha, a conservao e manipulao da vacina, logstica de atuao e qual o pblico alvo que deve ser vacinado. De acordo com Marcela Machado, referncia tcnica em imunizao da Semusa, a vacinao inicia, de forma gradativa, nesta segunda-feira (02/03) em todas as escolas de Divinpolis. Esta campanha ser desenvolvida em maro e as equipes iro s escolas vacinar as meninas de 9 a 11 anos, 11 meses e 29 dias, explica Marcela. A previso da Semusa que devam ser vacinadas 4.621 meninas. A campanha foi adotada em carter preventivo ao vrus do HPV com o objetivo de reduzir o nmero de casos e de morte do cncer de colo de tero, considerado o segundo tipo de cncer mais presente em mulheres brasileiras e que possui o HPV, como um dos principais fatores de risco responsveis pelo surgimento da doena. As vacinas sero aplicadas por profissionais da unidade de sade referncia da regio em que a escola est localizada. Sero disponibilizadas trs doses, sendo a primeira em maro, a segunda em setembro, e a terceira e ltima cinco anos depois da primeira dose. No ato da vacinao, cabe ao profissional orientar a paciente que em setembro/2015 a mesma deve comparecer at a uma unidade de sade para informar-se sobre o perodo e local de vacinao da 2 dose. necessrio que os pais estejam atentos quanto necessidade da vacinao de suas filhas, pontua Marcela. A coordenadora complementa dizendo que aquelas meninas com 11 anos de idade e menor de 14 que deveriam ter sido vacinadas na campanha do ano passado tambm podem ser assistidas com a vacinao deste ano e devem procurar sua unidade de sade. Sobre o HPV O HPV uma doena sexualmente transmissvel (DST) causada pelo Papilomavrus humano (HPV). Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV - alguns deles podendo causar cncer, principalmente no colo do tero. Entretanto, a infeco pelo HPV muito comum e nem sempre resulta em cncer. O exame de preveno do cncer ginecolgico, o Papanicolau, pode detectar alteraes precoces no colo do tero e deve ser feito rotineiramente por todas as mulheres.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024