A Diretoria de Vigilância em Saúde divulgou nesta quinta-feira (06/11) o balanço dos trabalhos de limpeza e mobilização de combate à dengue, realizados nos cemitérios do município, devido ao Dia de Finados.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) aproveitou a oportunidade da data para lembrar a todos que visitaram os cemitérios sobre o perigo da dengue. As ações foram realizadas no Dia de Finados e na segunda-feira seguinte a ele. Faixas foram instaladas na entrada dos sete cemitérios da cidade com orientações quanto à importância de evitar o acúmulo de água nos vasos de flores ou pratinhos, para que os mesmos não se encham com a água das chuvas, evitando o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Agentes de saúde também marcaram presença junto aos visitantes para falar sobre os cuidados dentro de casa. Quem passou pelo local também recebeu ímas de geladeira e foi orientado a colaborar na prevenção da dengue. Porém, no dia seguinte, as equipes de agentes voltaram aos cemitérios e, em seis deles, recolheram 33 sacos (de 100L) de embalagens plásticas que estavam envolvendo os vasos com flores. Além disso, sacolas plásticas, garrafas vazias de água mineral, garrafas cortadas ao meio utilizadas como vaso para flores e outros recipientes foram encontrados dentro dos cemitérios. Foram 15 sacos no cemitério do Centro, dois em Sto. Antônio dos Campos, quatro no Interlagos, quatro no Jusa Fonseca, sete no Alvorada e um no Belvedere.
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Celina Pires, todo o material recolhido poderia contribuir para o desenvolvimento do mosquito. “Temos que continuar educando, conscientizando e mobilizando. A população precisa participar cada vez mais. Além disso, foram encontrados e eliminados quatro focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue e chikungunya no cemitério do Centro, nos vasos fixos nos túmulos” aponta Celina Pires.
É bom lembrar que Divinópolis está com 4638 casos notificados de dengue, 4111 confirmados e é necessário o entendimento e participação de todas as pessoas e em todos os momentos para que este número não aumente ainda mais.
Não ultimas três semanas, novos casos não foram confirmados, e apenas 10 notificações apresentadas. Entretanto, a importância de se manter os trabalhos e os cuidados de prevenção é essencial, em especial nos regiões responsáveis por apresentarem os maiores números de notificações, como o Centro (347), Nossa Senhora das Graças (307), Porto Velho (139), Niterói (143), Interlagos (143).