Ir para o conteúdo

Prefeitura de Divinópolis e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura de Divinópolis
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Youtube
Notícias
NOV
05
05 NOV 2025
SOCIAL
Prefeitura divulga regras para visitas domiciliares do programa "Caminho para o Nosso Lar"
receba notícias
Nova resolução estabelece até três tentativas de visita e prazo de sete dias para justificativas; das 298 visitas realizadas, 128 não encontraram moradores
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds), alerta as famílias pré-selecionadas no programa “Caminho para o Nosso Lar” sobre a necessidade de receber os agentes para as visitas técnicas domiciliares. No dia 29 de outubro, foi publicada no Diário Oficial a Resolução do Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (CGFMHIS) nº 015/2025, que define as regras para dar seguimento ao projeto vinculado ao programa federal Minha Casa, Minha Vida.

A medida foi necessária devido ao alto número de tentativas de visitas sem sucesso. Segundo dados atualizados da Diretoria de Habitação de Interesse Social, das 298 visitas realizadas até o momento, apenas 170 conseguiram encontrar as famílias em casa. Em 128 casos, os moradores não foram localizados, o que representa cerca de 43% das tentativas.

Caráter eliminatório

De acordo com a nova resolução, cada família poderá receber até três tentativas de visita no endereço cadastrado, sem agendamento prévio. As visitas têm caráter classificatório e eliminatório, sendo etapa essencial para a verificação de dados e continuidade no processo de seleção.

As visitas acontecem nos três turnos do dia, manhã (das 8h às 11h), tarde (das 13h às 17h) e noite (das 18h às 19h45), justamente para ampliar as chances de encontrar os moradores em casa. 

Quando não há ninguém no endereço, os técnicos deixam um comunicado informando a data, o horário da tentativa e a identificação do profissional responsável. A Diretoria de Habitação não se responsabiliza por mudanças de endereço não comunicadas previamente ou pela inexistência de caixa de correspondência, por isso a Semds reforça a importância de manter o endereço sempre atualizado.

Após a terceira tentativa frustrada, será enviada uma notificação com Aviso de Recebimento (AR) ao responsável pelo cadastro. A partir do recebimento, a família terá até sete dias corridos para comparecer à Diretoria de Habitação de Interesse Social, localizada na Lincoln Machado N° 59, Centro, Próximo ao Parque da Ilha.

Nesse prazo, o responsável deverá apresentar justificativas formais que expliquem a ausência da família nos horários das tentativas, anexando documentação comprobatória com data e horário, como declaração de trabalho emitida pelo empregador, declaração de comparecimento a atendimento médico com carimbo da unidade de saúde, atestado de comparecimento para exames clínicos, comprovante de doação de sangue, comprovante de audiência judicial, comprovante de frequência escolar ou comprovante de atendimento no CRAS.

Caso os documentos comprovem a ausência justificada, será realizada uma quarta e última tentativa de visita, também sem agendamento prévio. Se mesmo nessa quarta tentativa a família não for encontrada, ou se não comparecer no prazo de sete dias após receber a notificação, o grupo será desclassificado por “Impossibilidade de efetivação da visita técnica domiciliar, por tentativas sem êxito,  família não encontrada”.

A resolução também prevê que, caso algum membro da família se recuse a receber o técnico durante a visita, a ocorrência será registrada em relatório para verificação de possível omissão de informações. Se a recusa for verbalizada pelo titular do cadastro habitacional, o grupo familiar será automaticamente desclassificado.

Grupos familiares eliminados por não conclusão das visitas poderão efetuar novo cadastro habitacional para participação em futuros empreendimentos, conforme estabelece a resolução.

Sobre o programa

O “Caminho para o Nosso Lar” direcionará 432 grupos familiares ao Programa Federal Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1, voltado a pessoas com renda de até R$ 2.850,00. Os apartamentos já estão sendo construídos nos bairros Santos Dumont e Campina Verde. Ao todo, 8.536 famílias se cadastraram para participar do programa.

A visita domiciliar avalia critérios como presença de pessoas com deficiência, idosos, mulheres responsáveis pelo lar, portadores de doenças graves, crianças e adolescentes, além de verificar a situação de vulnerabilidade social e habitacional das famílias.

Dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com a Diretoria de Habitação de Interesse Social pelo telefone (37) 3229-9768 ou presencialmente na Rua Lincoln Machado, nº 59, Centro
Seta
Versão do Sistema: 3.4.4 - 23/07/2025
Copyright Instar - 2006-2025. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia