16 MAI 2014
Caminhada contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes reúne milhares de pessoas
Mais de duas mil e quinhentas pessoas participaram, na manh desta sexta-feira (16/05), da caminhada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e Explorao Sexual de Crianas e Adolescentes. Representantes do governo municipal, de rgos de proteo, entidades, alunos das redes municipal e estadual de ensino participaram do evento, cuja concentrao comeou na Praa Dom Cristiano (Catedral), passando pela avenida 1 de Junho e rua Rio de Janeiro, at a Praa Benedito Valadares (Santurio). De acordo com o secretrio municipal de Desenvolvimento Social, Paulo dos Prazeres, a passeata coroa uma srie de atividades desenvolvidas ao longo da semana e refora as aes do poder pblico municipal e parceiros na promoo de polticas que previnam o abuso de crianas e adolescentes. A passeata um fechamento de atividades importantes. Ns tivemos debates, um seminrio na Cmara Municipal, intervenes nas escolas, nos centros de sade, palestras, e na mdia local. tarde, teremos um debate na Cmara para mostrar a cara e a nossa vontade de continuar agindo em prol das crianas e adolescentes, disse. Para o secretrio, no basta coibir, preciso prevenir, e a Caminhada pretende levar a populao a refletir sobre este tipo de conduta. Essa atrao basicamente em defesa da vida, preventiva. Crianas que sofrem esse tipo de abuso tendem a se tornar adultos violentos. Ento, a gente previne hoje para garantir um melhor futuro a estas crianas. E o poder pblico tem instrumentos que podem auxiliar. Contando com apoio, sempre, da Polcia Militar, Poder Judicirio, Conselhos da Criana e Adolescente, Poder Judicirio, o executivo municipal tem colaborado para o enfrentamento deste problema, tratando a criana vtima desta violncia, procurando recuper-la, e incentivando para que as pessoas que incorram nas violaes da sexualidade infantil sejam denunciadas. No processo democrtico brasileiro, os governos municipais tm assumido esse enfrentamento, contribuindo para que esta questo seja superada, ressaltou. Para o promotor da vara da Infncia e Juventude, Carlos Fortes, a caminhada vem reforar a importncia da luta pelos direitos das crianas e adolescentes. Essa luta importante o ano inteiro, mas essas manifestaes pontuais so importantes porque so nelas que as pessoas se unem para lembrar dessa importncia, especialmente no trabalho de preveno no abuso e explorao sexual. A nica defesa que a gente tem contra esses crimes de abuso e explorao, os chamados crimes de pedofilia, a informao, e nossa manifestao colabora para isto, disse. Este um evento realizado em parceria e, a cada ano, vem crescendo mais, sempre com a colaborao de todos. Bombeiros, Polcia Militar, Cmara de Vereadores, Prefeitura, clubes de servios, escolas, e as pessoas em geral participam e vm participando a semana inteira atravs da internet, no s aqui, mas em todo o Brasil, embora Divinpolis tenha servido de exemplo para as pessoas fazerem esse tipo de manifestao popular, salientou. Segundo o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criana e Adolescente, Eduardo Rively, a Caminhada reflete a necessidade mobilizar a populao no combate ao abuso infantil. A gente busca despertar na populao o interesse pela causa. Hoje, por exemplo, ns estamos estimulando o enfrentamento do abuso e explorao da criana e adolescente, e apoiamos diversas causas relacionadas, disse. O Conselho um rgo que apoia a administrao pblica para promover campanhas, leis, vrias questes que promovam a poltica de defesa da criana, pois formado, tanto pela sociedade civil, quando por membros indicados pelo governo. Para isto, contamos, por exemplo, com incentivos do Fundo da Infncia e Adolescncia, que so destinaes de imposto de renda, que colaboram com atividades promovidas por instituies do municpio, em especial as voltadas para a criana, salientou. Para o diretor regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Jlio Cesar dos Santos, Divinpolis uma grande parceira e incentivadora de prticas relacionadas, no s ao combate ao abuso de crianas e adolescentes, mas na promoo social deste pblico. O estado fica muito feliz porque encontrou em Divinpolis um grande parceiro em iniciativas desta natureza. E quando a gente tem iniciativa, a gente sai da inrcia e luta pelos direitos daqueles que precisam. Por isso, a gente gostaria de agradecer muito a Prefeitura, o Conselho e a todos os parceiros na realizao deste evento em Divinpolis, salientou.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024