12 MAI 2014
Acesa e Funedi promovem Curso do Reletran no Brasil
O Red Latinoamericana-Europa de Tabajo Social Transnacional (Reletran) iniciou o segundo módulo “Arte-Educação Práticas de Arte na Transformação Social” neste final de semana, em Divinópolis. A intenção é propor metodologias para as práticas sociais comunitárias e fomentar a arte como ferramenta de transformação sócia cultural, organizado pela Associação Cultural de Educação Social e Artística (Acesa) através do Projeto Fazendo e Fundação Educacional de Divinópolis (Funedi) e com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). Durante cinco finais de semana, quarenta universitários e arte educadores participarão do segundo módulo do programa de formação “Educação Artística, as práticas de arte na transformação social”.Vários estudantes que participaram do primeiro módulo no ano passado, voltaram para participar da segunda edição, que começou neste sábado (10/05) de 8h as 17h. A carga horária do curso é de 40 horas. A estudante de pedagogia, Bruna Milagres Soares, destacou que o curso é uma excelente estratégia de educação. “A arte é uma excelente estratégia para influenciar a educação. A arte nos mostra uma visão que às vezes não conseguimos perceber que vai ser útil nas salas de aula”, afirmou. Marcela Silva Simões do 5ª período de pedagogia acredita que a arte é uma forma de construir uma sociedade melhor. “O curso faz uma construção da arte e mostra uma riqueza importante para aplicarmos nas salas de aula”, disse. Para a representante do Reletran no Brasil, Lenir de Castro, o curso promove uma série vantagens. “O curso visa dotar os assistentes sociais com as habilidades para analisar uma realidade social e cultural e promover a formação de equipes multidisciplinares, em atenção as diversidades e complexidades cultural e social”, destacou. As oficinas temáticas e práticas estão dirigidas para os arte educadores que realizam trabalho comunitário no Projeto Fazendo Arte, agentes sociais e estudantes dos cursos de licenciatura do Instituto Superior de Educação de Divinópolis .