13 MAI 2014
Saúde promove Semana da Luta Antimanicomial
Divinpolis comemora o 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, com vrias atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Sade (Semusa) a partir desta semana. A programao ser desenvolvida durante todo o ms, denominado pela organizao como Maio Luz, com eventos especiais, oficinas e caminhada. At amanh, na sede do Servio de Referncia em Sade Mental, sero realizadas palestras e roda de conversa com os profissionais da rede municipal de sade e estagirios do Colgio Cecon. O ponto alto da programao ocorre na quinta-feira (15/05), a partir das 9h, com uma caminhada antimanicomial, saindo da sede Sersam at a Praa do Santurio. O encerramento da semana ser na sexta-feira (16/05), com a celebrao de uma missa e confraternizao entre os servidores do Sersam. Durante todo o ms, o tema tambm ser tratado nas unidades de sade do municpio, com o intuito de desmistificar a questo da sade mental, e propagar o conhecimento sobre o que representa o 18 de maio, data em que os portadores de transtornos mentais ganharam o direito de um tratamento inclusivo, sem precisar de isolamento da sociedade. Os psiclogos de cada unidade de sade ficaram responsveis por desenvolver uma programao durante todo ms. Sero atividades simples com os pacientes que estiverem nas salas de espera das unidades. O objetivo apresentar, por meio de palestras, contao de histrias, cartazes, entre outras formas, um pouco sobre a importncia do dia 18 de maio, explica o apoio tcnico em sade mental da Diretoria de Ateno Sade, Irene Ferreira do Amaral. As unidades j esto se preparando para desenvolver suas aes, como o caso do Centro de Sade do bairro Nossa Senhora das Graas. Nos dias 20 e 21, no salo comunitrio do bairro, a equipe de trabalho promover um bingo e o dia da beleza com a participao dos usurios. As unidades de sade tiveram liberdade para desenvolver os trabalhos da forma mais prtica e acessvel para cada uma elas, sempre voltada para o nosso objetivo principal que propagar a importncia do 18 de maio, dos cuidados com a sade mental, esclarece a profissional. Na Policlnica, alm de exposio de faixas e material informativo, vdeos sero exibidos na sala de espera. No hall de entrada da unidade, os servidores promovero uma abordagem educativa com o intuito de sensibilizar a populao sobre a data. A cor escolhida para representar todas as atividades do ms a amarela. No dia 16 de maio, toda equipe usar blusa ou um lao amarelo como acessrio.