Iniciativa pioneira capacita 18 brigadistas para atuar na prevenção e combate a queimadas urbanas e rurais, reforçando a segurança ambiental no município.
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Cuidado Animal (Semac), em parceria com o Corpo de Bombeiros e o Ministério Público de Minas Gerais, realizou na tarde desta segunda-feira (14/7) a formatura da primeira Brigada Municipal de Combate a Incêndios. A ação foi sediada e promovida pelo 10° Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais, com apoio do Tiro de Guerra 04.019.
A iniciativa torna Divinópolis a primeira cidade de Minas Gerais a formar oficialmente uma brigada municipal, reforçando as ações de prevenção e combate aos incêndios que se intensificam durante o período de estiagem, especialmente entre agosto e outubro.
A capacitação teve como objetivo preparar voluntários e agentes municipais para atuar na proteção ambiental, abrangendo áreas urbanas e rurais. Além do treinamento técnico, o projeto promove a conscientização ambiental, incentiva a cidadania e fortalece o trabalho em equipe.
O projeto prevê a contratação de 18 brigadistas civis pela Semac, sendo que cinco são atiradores do Tiro de Guerra 04.019. Eles atuarão diretamente no combate a queimadas urbanas e em áreas verdes do município. A equipe recebeu treinamento especializado do 10° Batalhão do Corpo de Bombeiros e foi equipada com EPIs e uniformes financiados pelo Ministério Público de Minas Gerais, garantindo segurança e agilidade no atendimento às ocorrências.
Participaram da cerimônia a vice-prefeita e diretora do TG 04.019, Janete Aparecida; o comandante do 10° Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Joselito Oliveira de Paula; o subtenente Jonathan Pedro de Oliveira; o major Thiago Augusto Pereira; o secretário municipal de Meio Ambiente, Danilo Teixeira; a diretora de Meio Ambiente, Valdirene Gomes; o coordenador da brigada, capitão Antônio Márcio Vaz de Souza; além dos vereadores Kell Silva, Matheus Dias e Walmir Ribeiro, entre outras autoridades.
Durante a cerimônia, Janete Aparecida destacou a relevância da atuação dos bombeiros na cidade. “Fico muito feliz por termos um Corpo de Bombeiros tão presente em Divinópolis. É a instituição mais segura e confiável que temos, sempre pronta a atender a população”, afirmou. Ela também ressaltou o orgulho de contar com o Tiro de Guerra: “Temos menos de 40 municípios em Minas Gerais com esta formação, e Divinópolis é um deles. É uma honra ajudar esses jovens a se tornarem homens”.
O tenente-coronel Joselito Oliveira enfatizou que a educação é fundamental para enfrentar os desafios relacionados aos incêndios, mencionando projetos como o “Bombeiro Mirim” desenvolvidos em parceria com a Prefeitura: O tenente coronel e chefe dos Bombeiros, Joselito Oliveira, destacou a importância da equipe para a população. “A solução para esses problemas é, certamente, a educação, estamos com projetos engajados como por exemplo também o “Bombeiro Mirim” com a Prefeitura para colaborar com o processo de educação. Tivemos um ano muito intenso, e temos aí, fruto de muito trabalho, uma alta resposta a demandas”, disse.
Já o subtenente Jonathan Pedro de Oliveira destacou a importância do envolvimento do Tiro de Guerra: “O chefe de instrução do TG 04.019 e subtenente Jonathan Pedro de Oliveira, esteve presente e demonstrou sua satisfação com o projeto. “É com muita satisfação que agradeço a oportunidade de mostrar o outro lado do exército brasileiro. Eu acredito que esta parte de poder participar de uma atividade importante, que é trabalhar junto dos bombeiros em prol da cidade de Divinópolis, é a melhor maneira de eles expressarem essa atitude de estar ajudando a população de onde eles vivem”, comentou o subtenente.
Fruto de um planejamento estratégico da Administração Municipal, por meio da Semac, a brigada municipal reforça o compromisso da Prefeitura com a proteção ambiental e o bem-estar da população. A equipe inicia oficialmente suas atividades em agosto, período crítico para a ocorrência de incêndios na cidade e região.