A Prefeitura de Divinópolis por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), divulga as ações realizadas pelas unidades de Atenção Primária de Saúde (APS), nos últimos dias, a favor da conscientização sobre o “Outubro Rosa”.
No sábado (19/10), ocorreu a ação Outubro Rosa na Estratégia Saúde da Família (ESF) Jardinópolis. A atividade incluiu aula de dança, coleta citopatológica, automaquiagem com a consultora Denise, brindes para as crianças. A equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sudoeste organizou uma roda de conversa acompanhada de atualização do cadastro único. O evento contou com a participação de 35 mulheres.
Segunda-feira (21/10), o Outubro Rosa foi destacado com o grupo das práticas corporais, na ESF Tietê, conduzido pela fisioterapeuta Lívia e suas acadêmicas. Elas realizaram dinâmicas voltadas para a saúde mental dos idosos, além de brincadeiras com danças, aferição de pressão e relatos sobre o câncer de mama.
Ações do Outubro Rosa foram promovidas na ESF Tietê, na terça-feira (22/10), onde foram discutidos temas como prevenção, sífilis e cuidados relacionados à violência contra a mulher. Participaram as agentes comunitárias de saúde (ACS) e a estudante de enfermagem, Silvia.
A ESF Afonso Pena organizou, também na terça, um momento de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. As universitárias de enfermagem, Maria Clara Ferreira Costa da UFSJ e Laryssa de Oliveira Silva da Uemg, apresentaram os principais fatores de risco. A enfermeira Ariana Vitalina trouxe uma reflexão sobre a importância da conscientização. “O acesso à informação, consultas e exames são fundamentais para o êxito dessa campanha, já que visa estimular a conexão das mulheres com a saúde, de forma que a prevenção e o diagnóstico precoce sejam algo contínuo em suas vidas e não apenas no mês de outubro”, destacou.
Na tarde de quarta-feira (23/10), a ESF Niterói realizou uma sessão de yoga com a farmacêutica Kelly Cristina e seis participantes. Ao final da aula, houve uma sessão de cuidados com a pele e automaquiagem com a consultora Denise Couto, da Mary Kay, em comemoração ao Outubro Rosa.
Na UAPS São Simão, ocorreu uma roda de conversa com as mulheres da comunidade sobre o Outubro Rosa. A enfermeira Diva Costa de Castro demonstrou a forma e a importância do autoexame das mamas, e a Marina Santos Costa explicou os exames realizados, enfatizando a importância do autoconhecimento e esclarecendo dúvidas. Maria Teresa, vencedora do câncer de mama, relatou toda sua vivência e como foi bem acolhida na UBS e na ACOM. Por fim, a agente comunitária de saúde (ACS), Ana Carolina Cardoso, fez uma dinâmica sobre o autoexame e a importância do conhecimento do próprio corpo.
Quinta-feira (24/10), na quadra da Igreja Bom Jesus, a ESF Niterói promoveu atividades físicas com a professora de fisioterapia da Uemg, Ana Flávia, e alunos. A atividade contou com a participação de 14 pessoas e, ao final, foi oferecido um café especial com uma roda de conversa sobre o Outubro Rosa. Enquanto isso, na Unidade Jusa Paraíso, houve uma ação referente ao Outubro Rosa, com realização de exames preventivos, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, testes rápidos e palestra informativa.
Também na quinta, a ESF Primavera promoveu uma ação voltada para gestantes, destacando a importância dos cuidados com a saúde da mulher durante a gestação e a amamentação como forma de prevenção do câncer de mama. O evento contou com a participação da assistente de parto, Lyene Silva, que ofereceu orientações valiosas sobre parto humanizado e amamentação. Também houve a atividade “Chá de Bênção”, que proporcionou um momento de acolhimento e conexão entre as gestantes, onde elas receberam palavras de incentivo e carinho, fortalecendo a rede de apoio. Além disso, houve pintura artística nas barrigas das gestantes, celebrando a vida que carregam e reforçando a importância do autocuidado.
Dia 24 de outubro, na ESF Tietê, ocorreu o encontro das mulheres que participam do grupo de chaterapia, arterapia e saúde mental em alusão ao Outubro Rosa. A assistente social Luciana Rodrigues e as ACS Keli, Dania, Amanda e Edilene falaram sobre saúde, direitos, prevenção e economia solidária.
Na tarde de sexta-feira (25/10), na ESF Danilo Passos, houve uma palestra da enfermeira Ana Carolina Corgozinho, abordando o tema “Autocuidado”. A agente comunitária de saúde, Marcilene Bispo, também conduziu um momento de relaxamento, e Denise, ex-servidora da Semusa, fez a maquiagem das participantes. O encontro contou ainda com uma confraternização entre as mulheres presentes no evento.
Ontem (28/10), ocorreu na unidade de saúde da comunidade rural Tamboril, uma roda de conversa sobre a saúde da mulher e prevenção do câncer de mama e colo do útero. Foram solicitadas mamografias e agendados exames citopatológicos do colo do útero, além da aferição de pressão arterial e realização de testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
No mesmo dia, ocorreu na ESF Niterói uma atividade física com interação e conscientização sobre o Outubro Rosa, com a participação de oito pessoas. A ação foi realizada pelos alunos de fisioterapia da Uemg, sob a supervisão da fisioterapeuta Júlia Souki. Ao final dos exercícios, foi realizada uma caminhada em volta da unidade de saúde, seguida de uma roda de conversa sobre o tema.
Hoje (29/10), aconteceu uma ação de saúde na ESF Nova Holanda, em parceria com a E.Multi 3 e a Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (ACOM). A atividade contou com a participação da comunidade para a produção de cartazes em alusão ao tema. A ação ofereceu um lanche pela equipe de saúde local e brindes para os participantes.