A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria de Governo (Segov) e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promoveu ontem (28/10), o II Seminário Municipal Lixo Zero, tendo como tema “Inovações Sustentáveis: Propostas Universitárias para um Futuro Lixo Zero”.
As palestras foram aclamadas pelos presentes considerando que houveram atenção para todas as áreas da cidade. Na manhã, a palestra do professor Denis Fraga do Cefet Divinópolis, apresentou sobre a questão da sustentabilidade no setor de confecção, quando proferiu com o tema “O Zero Waste frente a pragmática do consumo no setor de corte da confecção”.
O objetivo em integrar conhecimento científico e cultural para a busca de soluções sustentáveis para um futuro lixo zero foi cumprido, quando as universidades apresentaram propostas inovadoras, de forma integradora e participativa junto ao poder público municipal, considerando a responsabilidade com o desenvolvimento sustentável da cidade.
Janete Aparecida, vice-prefeita de Divinópolis, parabenizou aos organizadores do Seminário, enaltecendo a importância do assunto. “Parabenizo a todas as entidades parceiras e organizadores deste importante evento. Precisamos criar na cidade a cultura da separação do lixo e este seminário vem contribuir para esta questão. Nossa gestão vem fazendo importantes investimentos nesta área como a implantação do Centro Municipal de Triagem em um novo local, além da coleta seletiva já está sendo implantada gradativamente”, destacou.
Felipe Soalheiro, presidente do Comitê Intergestor destacou a importância do evento e da Semana Lixo Zero. “Esta é mais uma grande ação dentro da Semana Municipal Lixo Zero, com discussões ricas e repletas de propostas que trarão grandes resultados à nossa cidade", ressaltou.
As propostas inovadoras foram apresentadas por professores e alunos das faculdades presentes em Divinópolis: Anhanguera, Cefet, Uemg, Unifenas, UFSJ/CCO. Houveram ideias inovadoras para a sustentabilidade da moda no setor de confecção; uso de tecnologias de informação e comunicação para coleta seletiva e avaliação de nascentes e redução de resíduos sólidos; formas sustentáveis de trabalho e plano de gerenciamento de resíduos para ensino em química em biomedicina. Houve destaque para uma plataforma de apoio a coleta seletiva de recicláveis denominado Recicle++, desenvolvido pelo professor Alisson Marques da Silva, e que está sendo reconhecida pela Universidade de São Paulo (USP).
A parte da tarde foi dedicada a área rural e a cultura ancestral e aos povos originários. A palestra “Ancestralidade e saberes populares: resgatando a cultura do cuidado e preservação da natureza”, teve como foco o diálogo entre as relações dos povos originários, suas sabedorias, do cuidado da política pública social em preservar a cultura e motivar a sustentabilidade socioambiental nas comunidades tradicionais e contribuir para a continuidade das heranças culturais existentes. Participaram da mesa professor José Heleno; a arquiteta e urbanista, Amanda Maciel; a assistente social e professora, Suênya Thatiane Souza e a secretária de Assistência Social, Juliana Coelho.
A população da área rural foi agraciada com duas palestras importantes para o cuidado com o meio ambiente. A palestrante Sthéfanne Caroline Rodrigues Silva, engenheira de produção e representante do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV) esclareceu sobre todos os cuidados para que o produtor tenha na devolução de embalagens de defensivos agrícolas. A professor da Anhanguera e coordenador da Casa dos Conselhos, Paulo Sérgio de Oliveira Márius realizou a mediação e desenvolveu o bate-papo com a palestrante.
Na sequência, o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Marco Túlio recebeu a presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar de Divinópolis/MG (Cooprafad), Adriana Silva, que palestrou sobre “A Agricultura Familiar e o Remanejamento Inteligente”. Adriana relatou sobre todo o processo de trabalho da Cooprafad e sua forma de sustentabilidade, trazendo significativo exemplo para os produtores rurais da cidade.
Esse evento esteve sob a responsabilidade da Secretaria Municipal da Assistência Social – Centro de Triagem Municipal e Casa dos Conselhos, contando com importantes apoiadores como: Faculdades Anhanguera, Unifenas, Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Comitê Intergestor e Federação das Associações de Moradores de Bairros e Conselhos Comunitários Rurais de Divinópolis (Fambaccord).
De forma participativa, constituíram, juntos, uma construção de desejos e realizações para uma cidade onde a sustentabilidade poderá existir em seu cotidiano, através da consciência ecológica e ambiental. A ideia surgiu com o objetivo de integrar o conhecimento científico e o conhecimento cultural da comunidade divinopolitana, em busca de soluções sustentáveis para um futuro lixo zero.
O evento reuniu autoridades e cidadãos de toda cidade. Estavam presentes representações do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), diversas empresas, de universidade públicas e privadas, dos movimentos sociais, dos representantes dos trabalhadores da coleta seletiva, dos conselhos de direitos, de órgãos públicos estaduais e municipais do Executivo e do Legislativo, dentre outros.
Os trabalhos apresentados no seminário foram:
1. Universidade Anhanguera
- Título: Dejetos de postura comercial, processamento e a busca pelo equilíbrio econômico e sustentável
- Autor: Jonas Lopes de Freitas
2. Cefet-MG
- Título: Sustentabilidade e Moda: criação de produtos feitos a partir dos resíduos têxteis do setor confeccionista de Divinópolis
- Autor: Maria de Lourdes Couto Nogueira
3. Cefet-MG
- Título: Menor Aproveitamento Possível - MAP: e seu impacto no consumo nas peças do vestuário
- Autor: Patrícia Monteiro
4. Cefet-MG
- Título: Levantamento de dados sobre os resíduos sólidos têxteis produzidos nas confecções do vestuário em Divinópolis/MG
- Autor: Adalgisa Mesquita Gontijo
5. Cefet-MG
- Título: Etiquetas têxteis e placas para portas em braille: uma abordagem inclusiva
- Autor: Juliana Aparecida Sbampato Barcelos
6. Cefet-MG
- Título: Marca de moda autoral feita a partir de resíduos da indústria
- Autor: Mariana Resende Costa
7. Cefet-MG
- Título: Plataforma de apoio à coleta seletiva de recicláveis - Recicle++
- Autor: Alisson Marques da Silva
8. UFSJ/CCO
- Título: Avaliação de nascentes por aplicativo móvel: uma estratégia para redução de resíduos sólidos e melhoria da qualidade da água no município de Divinópolis
- Autores: Beatriz Alves Ferreira e Juliana Aparecida da Silva Lemos
9. Uemg - Cláudio
- Título: Educação ambiental para a cultura do consumismo acelerado gerada pela obsolescência planejada da produção capitalista e a descartabilidade de seus resíduos
- Autor: Otavino Alves da Silva
10. Uemg - Divinópolis
- Título: Coleta Fácil: um aplicativo para a sustentabilidade em Divinópolis
- Autores: Gustavo Ribeiro Rabelo Lage, Jhonathan Darlon Batista Vieira e Sillas Francisco da Silva Oliveira
11. Unifenas
- Título: Sustentabilidade em ação: elaboração de um plano de gerenciamento de resíduos de aulas práticas de química do curso de Biomedicina
- Autor: Gabriela Francine Martins Lopes
12. Unifenas
- Título: O projeto visa promover a migração da radiografia odontológica analógica para a digital, com foco na preservação ambiental e na modernização tecnológica
- Autor: Ana Maria Silva e Pinto
13. Unifenas
- Título: Odontologia sustentável
- Autor: Júlio Cesar Vaz de Melo