A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que na manhã de hoje (10/10), alunos da Escola Municipal Benjamin Constant, que fica localizada na comunidade do Buriti, área rural de Divinópolis, participaram da oficina de fotografia – “Criatividade em Movimento”.
A oficina de fotografia teve a finalidade de desenvolver, junto aos 50 estudantes dos 6°, 7° e 9° anos que participaram, técnicas criativas de como usar a tecnologia dos aparelhos eletrônicos para registrar fotos interessantes e dentro dos diversos padrões exigidos para cada ocasião e objetivo.
A ação foi ministrada por Andreia Silva Guimarães, profissional responsável pela comunicação da Semed e fotógrafa, que falou sobre a oportunidade de interação, uma abordagem com as crianças que contou com a parte teórica dos registros fotográficos. “Foi um momento de explanação e abertura para os estudantes indagarem sobre as técnicas compartilhadas. Os alunos descobriram como desenvolver a capacidade de resolver problemas em solucionar demandas referentes aos registros fotográficos em diversos ambientes e formas”, destacou.
Desenvolvimento de Competências e Habilidades
As oficinas, dentro do contexto escolar, desempenham um papel fundamental na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essas atividades práticas e interativas visam promover o desenvolvimento integral dos alunos, alinhando-se aos princípios e objetivos da BNCC, que busca uma educação mais inclusiva, contextualizada e significativa.
Um dos principais objetivos das oficinas é estimular o desenvolvimento de competências e habilidades previstas na BNCC. As oficinas podem abordar diversas áreas, como artes, ciências, matemática e linguagens, permitindo que os alunos pratiquem o conhecimento de forma ativa e colaborativa. Tudo isso contribui para a formação de cidadãos críticos e criativos; como também a aprendizagem ativa e contextualizada, a valorização da diversidade cultural, fomento ao trabalho em equipe e à socialização e o estímulo à criatividade e inovação.
As oficinas dentro das escolas promovem uma abordagem educacional mais dinâmica e integrada. Elas não apenas enriquecem o currículo, mas também favorecem o desenvolvimento de um perfil de aluno que é ativo, crítico e consciente de seu papel na sociedade. Dessa forma, as oficinas se tornam um componente valioso para a formação de uma educação de qualidade no Brasil.