A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), informa que o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Noroeste Francisca da Silva Campos Resende, realizou, nos dias 9 e 10 de outubro, rodas de conversa com supervisores da saúde, agentes comunitários de saúde (ACS) e operadores do Sistema Presença da Educação, de equipamentos públicos localizados no território.
O objetivo foi aprimorar conhecimentos, esclarecer dúvidas sobre o programa Bolsa Família, promover integração entre os serviços e, assim, traçar estratégias para garantir as famílias beneficiárias, facilidade no cumprimento das condicionalidades.
O evento também contou com a presença da gestora municipal do Cadastro Único, Sirleia Moreira Tavares, Vanessa Machado da Diretoria de Atenção Primária à Saúde e Raimunda Ribeiro representando a Secretaria de Educação, integrantes da comissão intersetorial.
Na oportunidade, foi apresentado um gráfico com demonstrativo da última repercussão do não cumprimento das condicionalidades da saúde e educação, pelas famílias localizadas no território do Cras Noroeste. Isso permitiu aos participantes visualizarem em qual região ocorreu mais descumprimento e quais os tipos de maior incidência, reforçando a necessidade de se trabalhar a família e seu território.
Para a gestora do Cadastro Único, o momento proporcionou esclarecimentos sobre o cumprimento das condicionalidades obrigatórias a serem cumpridas pelas famílias e a importância do trabalho intersetorial entre os profissionais do Cras, Saúde e Educação e Setor Central do CadÚnico na garantia dos benefícios socioassistenciais.