A Prefeitura de Divinópolis, através do Centro de Reabilitação Regional (Crer) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou hoje (17/6), o primeiro encontro de portadores da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O evento reuniu portadores de ELA, seus acompanhantes e profissionais da reabilitação do Crer, como fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e terapeutas ocupacionais, além de membros da equipe do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), como enfermeiros, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.
A ELA é uma doença neurodegenerativa rara, e o encontro teve como objetivo principal promover atualizações e conscientização sobre ela. Como parte das atividades, foram compartilhadas experiências entre os pacientes, informações sobre tratamentos disponíveis, direitos dos pacientes e atualizações sobre a ELA.
A data do encontro foi escolhida estrategicamente próxima ao Dia da Conscientização sobre a ELA, celebrado em 21 de junho, simbolizando o renascimento com a mudança de estação. Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir depoimentos inspiradores dos pacientes, o que enriqueceu o encontro e incentivou a realização de futuras reuniões para abordar mais profundamente o tema.
O evento foi um sucesso, contando com a participação de cerca de vinte pessoas, entre pacientes, cuidadores familiares e a equipe multidisciplinar, demonstrando o interesse e a importância do assunto para a comunidade.