A Prefeitura de Divinópolis, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) III da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promoveu na última semana, diversas atividades em prol da Semana da Luta Antimanicomial, decorrente do Dia Nacional da Luta Antimanicomial.
Na quinta-feira (16/5), o Caps III/Sersam realizou atividades com a presença das famílias dos pacientes em tratamento. Na ocasião, foi realizado o bingo festivo, em atendimento de uma sugestão que partiu dos próprios usuários. A equipe tirou dúvidas dos familiares, respondeu questionamentos, acolheu sugestões e reafirmou a importância do apoio familiar como suporte ao tratamento oferecido.
Na sexta-feira (17/5), em parceria com a Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), foi realizado uma oficina de yoga ao ar livre. A atividade ocorreu no gramado do Caps AD e recebeu pacientes e servidores de ambos os serviços. Foi um momento de relaxamento e bem-estar. Além disso, em parceria com a faculdade Anhanguera, os pacientes tiveram uma tarde cultural no anfiteatro da instituição. O cronograma do dia contou com apresentação musical, contação de história e muita interação com os artistas.
Segundo o coordenador do Caps III, Wanderson Teixeira, semana foi importante para promover a reflexão sobre a ideia da loucura, as formas de cuidado e integração desses indivíduos.
É importante não esquecer o passado recente sobre o movimento, construir políticas públicas baseadas no cuidado multiprofissional e biopsicossocial e apostar no tratamento em liberdade respeitando a autonomia e o desejo do sujeito.