09 MAI 2024
SAÚDE
Semusa participa de Seminário de Cuidados às Famílias de Neonatos e Crianças em Riscos
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), participou, na segunda-feira (6/5), do I Seminário de Cuidados Continuados às Famílias de Neonatos e Crianças em Riscos.

O seminário aconteceu na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), onde, inicialmente, foi apresentado a conferência de rede de atenção e qualificação do cuidado a bebês recém-nascidos e crianças de riscos na região de Minas Gerais. A conferência foi apresentada pela diretora de gestão da integralidade do cuidado da Secretaria Estadual de Saúde (SES) Lírica Salluz, e da coordenação de atenção à saúde da pessoa com deficiência da SES Renata Cardoso.

Na oportunidade, foi apresentado os resultados da pesquisa de extensão da coordenadora do projeto Patrícia Pinto, da fisioterapeuta Maria Luiza Resende e da discente em enfermagem Bruna da Silva.  Logo após a apresentação do projeto, houve a roda de conversa, onde foi compartilhado experiencias entre os profissionais presentes, compartilhando sobre as potencialidades e desafios da doença. A roda foi organizada pela psicóloga Aline Gabriela, pela assistente social Priscila Camargos, e pelas fisioterapeutas, Ana Laura Lopes e Juliana Teixeira.

De acordo com o diretor da Atenção Secundária do Município, Geraldo Mangelo, o primeiro seminário de cuidados continuados foi de grande relevância, uma vez que foi possível revisitar os serviços de cuidados continuados na Macrorregião Oeste saúde e da atenção especializada com serviços voltados às crianças portadoras de necessidades de cuidados continuados e especiais. “Foi a oportunidade de troca de experiências entre profissionais de vários municípios que estavam presentes apresentarem o seu portfólio de serviços, também de entendermos os vazios assistenciais e onde é preciso atuar, para ampliar os serviços”, completou.

O município de Divinópolis informou aos presentes sobre a publicação de portaria que contempla o município com a construção de Centro Especializado de Reabilitação (CER) tipo IV, o que permitirá uma significativa ampliação dos serviços.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024