09 MAI 2024
Ações preventivas e educativas acontecem nas unidades de saúde do município
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), divulga as ações de promoção à saúde que foram desenvolvidas durante os últimos dias, pelas equipes de saúde do município.

Às 18h de ontem (8/5), a equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) Central/Esplanada realizou o encontro semanal com o grupo antitabagista da Unidade Central do município. A ação contou com 16 participantes e com o apoio e orientação do médico Juliano Rezende, da enfermeira Patrícia Lívio, da psicóloga Michele Meire e da agente comunitária de saúde (ACS) Flávia de Oliveira.

Nas quintas-feiras, a ESF Central e Esplanada faz seus encontros semanais com o grupo de atividade física. O grupo conta com 30 participantes, divididos em dois horários. As atividades são realizadas no salão da igreja do bairro Esplanada, todas as terças e quintas, às 7h e às 8h. A ação é direcionada pelos ACS, Marcos Peçanha, Edineia Caldeira, Selma Felicio, Flávia de Oliveira e Jaqueline Rezende da equipe ESF Esplanada, juntamente com a fisioterapeuta, Audrey Leão.

Ainda nesta quinta-feira (9/5), foi realizada na sala de espera da ESF Planalto, uma conversa sobre o tema cuidados e prevenção da fibromialgia, a fim de conscientizar e ensinar os pacientes sobre a doença. O assunto foi em comemoração ao dia 12 de maio, Dia da Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia. A ação foi ministrada pela fisioterapeuta Carmélia Soares.

Hoje, a equipe ESF Nações também realizou uma ação. A atividade aconteceu com o grupo de autocuidado no Salão Comunitário da Associação de Bairros. O tema do encontro foi o cuidado para com a criança interior e orientações sobre os vários tipos de violências. O grupo encerrou com 10 encontros e em breve será montado um novo grupo.

Finalizando as ações desta quinta-feira (9/5), a equipe ESF Primavera realizou uma homenagem especial de reconhecimento às mães que frequentam a unidade. A equipe de saúde preparou uma bela celebração, repleta de carinho e gratidão. Os filhos se uniram em uma emocionante participação, expressando seu amor e admiração por suas mães. Em meio a sorrisos e abraços, o ambiente se encheu de ternura e afeto, mostrando que a saúde vai além do corpo, abraçando também o coração e a alma das pessoas.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024