22 NOV 2023
Alunos aprendem brincadeiras de matrizes africanas no Dia da Consciência Negra
Ações como essas são realizadas com o intuito de conscientizar crianças sobre o tema, evitando que elas cresçam com pensamentos e gestos preconceituosos.
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Juventude (Semej), realizaram ontem (20/11), brincadeiras afro-brasileiras em escola, com o objetivo de introduzir um pouco da cultura africana, como respeito ao Dia da Consciência Negra.

As atividades foram realizadas na Escola Municipal Dionísio Joaquim Rodrigues, com a participação de aproximadamente 70 alunos, de 6 a 10 anos do tempo integral. As crianças brincaram de terra/mar, banyoca, stop, pengo-pengo, pega a cauda, pula feijão, amarelinha africana, cabra cega e escravos de Jó, todas as brincadeiras são de cultura afro-brasileira.

A professora de educação física da Semej, Amanda Sthefanie Costa, ressaltou sobre a importância social da ação e o que as crianças acharam das brincadeiras. "Inserir atividades sobre a cultura afro-brasileira nas escolas é um dos caminhos para trabalhar a diversidade e criar condições para que as crianças entendam conceitos de raça, diversidade, equidade, racismo, intolerância e afins. As crianças adoraram as atividades, e muitas já haviam sido realizadas em outros momentos, porém os alunos não sabiam que as mesmas eram de origem Africanas."
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024