15 OUT 2013
Conselho Municipal de Saúde convoca conselheiros
O Conselho Municipal de Sade de Divinpolis, rgo responsvel pela elaborao de propostas e controle da execuo da poltica de sade convoca os conselheiros para atuarem nos ncleos setoriais e participarem das reunies mensais do conselho. A mobilizao busca fortalecer o grupo formado por representantes do governo, prestadores de servio, profissionais de sade e usurios. So 24 conselheiros, entre titulares e suplentes, distribudos em conselhos setoriais em todas as regies da cidade. Para localizar os atuais membros e reunir novos representantes regionais, a presidncia do Conselho Municipal de Sade tem atuado junto aos Centros de Sade. De acordo com o vice-presidente, lson Ortiz Arantes, a falta de participao popular nas discusses o principal problema enfrentado. O Conselho est fragilizado, com pouca participao dos membros nas reunies. Estamos convocando todos os conselheiros, tanto os municipais quanto os setoriais, atravs de telefone, e-mails ou cartas para que eles realmente tenham uma participao efetiva nos encontros e que tambm fortaleam os conselhos setoriais para demandarmos as questes de sade dentro o Conselho, explica. Demandas na rea de sade como dificuldades na marcao de exames, agendamento de consultas e implantao de projetos so alguns dos assuntos debatidos nos encontros. Os interessados em conhecer o trabalho devem procurar a unidade de sade mais prxima de sua residncia. No local, a referncia tcnica informar quando e onde so realizadas as reunies naquela regio. Elson ressalta ainda a funo deliberativa do Conselho de Sade, inclusive nos aspectos econmicos e financeiros da gesto dos recursos pblicos aplicados no setor. Para empenhar verbas e aprovar projetos da rea da sade, o gestor precisa da participao da comunidade. O usurio, sem dvida, o maior interessado. Apenas com um conselho atuante e deliberando as questes pertinentes que vamos exercer o controle social. importante que o usurio tenha essa clareza de como participar e como ajudar a melhorar a sade no municpio, considera. Dos 24 membros do Conselho Municipal de Sade, menos de 50% dos conselheiros so frequentes nas reunies mensais que acontecem toda ltima quarta-feira de cada ms, as 18h30, no Antiteatro da Secretaria Municipal de Sade (Semusa), Rua Minas Gerais, 900, Centro.