07 OUT 2013
Divinópolis é exemplo em evento do Sebrae no Sul de Minas
O prefeito de Divinpolis, Vladimir Azevedo, foi um dos expositores no evento Fomenta Minas realizado na cidade de Varginha. O encontro tem o objetivo de promover orientaes para micro e pequenos empresrios sobre os processos de compras governamentais e aproxim-los de potenciais compradores. Convidado pela organizao do evento, Vladimir falou para gestores, funcionrios pblicos e agricultores familiares, sobre o processo da Agricultura Familiar na compra da merenda escolar oportunidades e desafios. Para a direo do evento, o case de Divinpolis considerado o melhor do estado, e por isso, inserido na programao. fantstica a experincia de Divinpolis no que se refere ao plano de aquisio alimentar. Pode se considerada uma experincia nica no estado, tanto que este plano deu a Divinpolis o prmio prefeito empreendedor. Ter o Vladimir com a gente hoje relatando a prtica e a disseminando, para que outros municpios possam tambm adot-la, prazeroso. Hoje Divinpolis deixou uma semente importante, considerou Nair Andrade, Gerente de Polticas Pblicas do Sebrae-MG. A secretria de Educao de Nova Era, Silvania Mendes Martins, abordou o prefeito Vladimir, logo aps sua exposio. Fiz questo de parabeniz-lo sobre o trabalho que desenvolvido em Divinpolis nesta rea. Como ele bem colocou, a populao rural representa pouco em nmero de habitantes e mesmo assim, ele teve esta ateno, que necessria a importante, comentou. O prefeito Vladimir, afirmou que a participao de Divinpolis no evento uma forma de reconhecimento do que realizado na agricultura familiar da cidade. Talvez Divinpolis seja uma cidade que menos daria para discutir este tipo de assunto, pelos dados apenas 3% da populao rural. Ns procuramos fazer um trabalho prtico e objetivo para chegar na evoluo desta poltica. Fomentando o associativismo, organizando os produtores, atravs da Aprafad, combatendo o xodo rural e garantindo a segurana alimentar e trabalhando o assunto de forma compartilhada, com o Desenvolvimento Social, Educao, Agronegcios e Planejamento para fazer valer o projeto. E dentro do programa so desenvolvidas e observadas vrias questes, como aquilo que vai ser produzido, se no, o produtor pode gerar super oferta de um produto e escassez de outro, destacou. O prefeito lembrou que no dia anterior, foi apresentado a nova etapa do Programa de Aquisio de Alimentos (PAA); a assinatura do convnio com a Aprafad que tem como objetivo fomentar o associativismo, bem como possibilitar aos pequenos produtores meios para produzir, organizar, qualificar e comercializar seus produtos; e assinatura do convnio com a Empresa de Assistncia Tcnica e Extenso Rural de Minas Gerais Emater, que atua para melhorar as condies econmicas e sociais da populao rural com aproveitamento adequado das potencialidades do municpio. Acompanharam, o prefeito Vladimir, o secretrio municipal de Agronegcios, Paulo Marius; o diretor de Abastecimento, Pecuria e Infraestrutura, Moiss Soares; e o presidente da Associao dos Pequenos Produtores da Agricultura Familiar de Divinpolis (Aprafad) Nlson Srgio Pereira. Tive a honra de falar tambm um pouco ao pblico presente da nossa vivncia. Tem que ser ressaltado que o projeto vivel graas a esse apoio forte da prefeitura e a vontade poltica do prefeito Vladimir, em querer que Divinpolis, apesar do pequeno nmero de produtores, mas que consegue fazer um trabalho de valorizao do meio rural, resumiu Nlson. Ele mostrou os resultados de Divinpolis e fez com que vrios agentes pblicos o procurassem aps sua fala. Dividir essa experincia com outros gestores bom para nossa cidade, falou Paulo Marius. Durante dois dias foram realizadas rodada de negcios, seminrio sobre boas prticas em polticas pblicas municipais, alm do encontro do Frum Permanente Mineiro das Micro e Pequenas empresas. Tambm foram apresentados painis sobre compras governamentais, oficinas de negcios com o poder pblico e oficinas de gesto.