15 AGO 2013
Prefeitura de Divinópolis implanta relógio de ponto digital
Com o intuito de organizar e dar transparncia jornada de trabalho dos servidores pblicos municipais, a Prefeitura de Divinpolis est no processo de instalao de pontos biomtricos. A nova forma de registro deve ser usada por todos os 4.955 mil funcionrios pblicos. O ponto biomtrico passa a ser o comprovante de presena de cada funcionrio. um sistema moderno, atualizado e de segurana, que busca garantir maior controle da Administrao sobre a vida funcional do servidor, dando mais transparncia e buscando mais produtividade. Os funcionrios da Prefeitura tiveram suas digitais colhidas, recentemente, atravs de meio eletrnico, para o recadastramento necessrio para a utilizao do ponto biomtrico. A Portaria 2.686/11, publicada no Dirio Oficial da Unio, determinou a adoo do novo sistema. So obrigadas a instalar o registrador eletrnico de ponto todas as empresas que j utilizam o sistema e possuem mais de dez empregados, como prev a portaria, referendada pelo Ministrio do Trabalho e Emprego e pela Casa Civil da Presidncia da Repblica. De acordo com a secretria municipal de Administrao, Oramento e informao, Rosemary Lasmar, o Ministrio Pblico solicitou ao municpio que implantasse na gesto municipal a mesma metodologia que solicitada das empresas privadas para controle do horrio. A Prefeitura uma grande empresa. Ento, optamos pelo ponto biomtrico, j instalado em vrios locais, como: Usina de Projetos, Pronto-Socorro, Policlnica, sede da Secretaria Municipal de Educao e no prdio da Prefeitura, incluindo dois pontos instalados nesta quarta-feira (14/08) no saguo da Prefeitura. Com isso, todos os servidores que trabalham no prdio vo ter efetivamente o controle de ponto, ressalta Rosemary. Rosemary Lasmar informa que dez pontos eletrnicos j foram instalados nesta primeira fase. At o final do ano, mais 16 estaro sendo implantados. Com isso, mais de 50% dos servidores pblicos tero sua freqncia registrada pelo ponto biomtrico, disse. Os demais locais recebero o ponto eletrnico at o prximo ano. Sero instalados os equipamento em todos os postos de sade, escolas pblicas e prdios pblicos onde os servidores trabalham, at comprovao de cumprimento integral da jornada de trabalho dos servidores. Isso uma garantia tanto para o empregador quanto para o empregado, que tero um comprovante deste cumprimento, completou. Segurana do equipamento Cerca de R$50.000 j foram investidos na implantao do novo sistema. O equipamento est programado para emitir um comprovante a cada vez que o empregado bater o ponto. O relgio no pode ser bloqueado nem permite que os dados sejam editados, garantindo mais transparncia da administrao municipal. Segundo a secretria municipal de Administrao, Oramento e Informao, dois pontos biomtricos foram danificados. A grande maioria dos servidores entende a importncia e as vantagens do ponto eletrnico. A Prefeitura ir apurar, pelos meios legais, aqueles casos em que os pontos foram danificados. Uma vez identificados os infratores, as medidas cabveis sero tomadas, explicou Rosemary Lasmar.