14 AGO 2013
Cresst realiza ação para promoção da saúde do servidor
O Centro de Referncia da Sade e Segurana do Trabalhador (Cresst), rgo ligado Prefeitura de Divinpolis, inicia, com o Servio de Assistncia Especializada (Sae) da Secretaria Municipal de Sade (Semusa), um trabalho junto aos servidores municipais. De acordo com Waleska Diniz Oliveira Mouro, coordenadora do Cresst, a inteno estar mais prximo do trabalhador municipal. Para atender a este objetivo, o Cresst percorrer todas as secretarias e rgos do governo municipal, iniciando os trabalhos pelos servidores que lotam o prdio da Prefeitura, no centro da cidade. Ser uma trabalho corpo a corpo com o servidor, em que iremos oferecer orientaes voltadas a propiciar uma boa sade e segurana no trabalho, destaca Waleska Diniz. Essa ao - continua Waleska - foi motivada pelo nmero expressivo de solicitaes de afastamento e pedidos de licenas registrados pelo Cresst. Em 2012, foram 25.334 absentesmos e at o ms de abril de 2013 apurou-se o nmero expressivo de 9.069 absentesmos. Algumas situaes chamam a ateno. Num levantamento realizado junto aos servidores que esto lotados no Pronto Socorro, verificamos a incidncia de colesterol alto. Fizemos uma rpida pesquisa e verificamos que h um consumo alto de gorduras que podem provocar os problemas relacionados ao colesterol, explica Waleska. Para melhor orientar e tambm realizar testes rpidos, como de glicemia, hepatite B e aferimento de presso arterial, a equipe do Cresst far um levantamento da sade do servidor, com foco no apenas no tratamento, mas, sobretudo, na preveno. Na prxima quinta-feira (15/08), essa iniciativa chega ao ptio de obras da Prefeitura que, todos os dias, pela manh, recebe cerca de 260 funcionrios. L, ser ministrada uma palestra e sero realizados testes de hepatite B e HIV aos servidores que se dispuserem. A Ao da Sade do Servidor Municipal realizada pelo Cresst ter incio s 6h30.