15 AGO 2013
Centro Municipal de Convivência do Idoso chega à maioridade e atende 187 usuários
O Centro Municipal de Convivncia do Idoso, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e mantido pela Prefeitura, integra a poltica pblica de ao continuada no municpio. Criado em maio de 1995, mediante atuao da ento Secretaria Municipal de Promoo Humana, o Centro mantinha suas atividades no bairro Esplanada. Para atender as especificidades estruturais de funcionamento, o Centro passou a funcionar em uma nova sede, atravs de parceria com o Sest/Senat, que cede o espao fsico desde 2005 e arca com as despesas de luz e gua. A Prefeitura paga os funcionrios e faz a manuteno do espao, incluindo despesas com material de limpeza e alimentao. O objetivo do projeto possibilitar terceira idade espaos de convivncia, favorecendo a melhoria da qualidade de vida, a valorizao de autoestima, o fortalecimento de vnculos familiares e comunitrios e a preveno do isolamento social, como prev os servios de proteo bsica. A responsvel pelo Centro de Convivncia, a fisioterapeuta e gerontloga Maria Aparecida de Faria destaca que o projeto do Centro segue as diretrizes do Estatuto do Idoso, Portaria n 73, que estabelece que as polticas pblicas, de responsabilidade compartilhada entre os governos federal, estadual e municipal, devem criar programas para atendimento dos idosos e promoo da vida saudvel. Com o intuito de preservar a autonomia e a dignidade dos jovens da terceira idade, so oferecidas vrias atividades, como: oficinas de memria, artesanato, dinmica de grupo, ginstica laboral, recreao, artesanato, hidroginstica, jogos de mesa, artes, teatro, oficina de msica, relaxamento, danas, terapia ocupacional, grupos de convivncia e palestras. Todo o artesanato produzido no espao comercializado e sua renda auxilia na manuteno das oficinas. Os idosos participam ainda de outros eventos locais, como o desfile cvico no aniversrio da cidade. Tambm so orientados sobre os direitos e deveres na convivncia em sociedade, alm de conhecerem o Estatuto do Idoso. Maria Aparecida (Cida) diz que as atividades melhoram o relacionamento dos idosos com a famlia, diminui a permanncia deles nas unidades bsicas de sade. H uma melhora significativa na sade deles, muitos chegam tomando muitos medicamentos e com o tempo vo diminuindo o uso de remdios, um impacto social positivo, salienta Cida. O aposentado Osvaldo Pereira Barros, 81 anos, participa do Centro h cerca de quatro anos e se sente feliz em participar do projeto. Me traz muitas coisas boas, fazemos ginstica e tm os jogos que eu gosto muito. Minha vida melhorou bastante, pois tenho mais disposio; importante participar porque acaba com o estresse, destaca Osvaldo. De acordo com a responsvel pelo projeto, Maria Aparecida, importante que a populao tenha conhecimento do projeto e da importncia dele para a comunidade. um projeto importante desenvolvido pela Prefeitura, sempre atenta com a promoo da qualidade de vida dos idosos. Todas as atividades que ns desenvolvemos aqui so tcnicas, sistematizadas, e vo ao encontro das necessidades de cada idoso que frequenta o Centro do Idoso, ressalta. A aposentada Odete Lopes Silva, 69 anos, participa ativamente das atividades do projeto h cerca de sete anos, e considera que o resultado foi transformador para sua vida. Eu cheguei ao projeto com depresso e, depois que iniciei as atividades, fui ficando mais socivel. Aqui, fiz amizades e o convvio social muito bom, muito importante, pois deixei de viver sozinha, disse Odete, que ainda deixou uma mensagem para os idosos que querem ter uma vida saudvel. No fique curtindo os problemas da vida, vem participar desse projeto que pode mudar a sua vida. Aqui tudo de bom, finalizou. Estrutura adequada Hoje, o Centro de Convivncia possui quatro auxiliares de servios gerais, um chefe de setor e uma orientadora educacional, com especialidade em psicologia. Alm de monitorar as atividades, feito constantemente o acompanhamento de presso arterial e glicose dos idosos. Atualmente, 187 idosos participam frequentemente e recebem, alm das atividades dirias, quatro refeies no Centro de Convivncia. Segundo Maria Aparecida Faria, os trabalhos no Centro tm acompanhamento do Ministrio Pblico e auditorias semestrais do Sest/Senat. Tudo o que funciona aqui no imposto. As atividades so sugeridas e pedidas pelos idosos. Viemos para este espao porque aqui tem uma estrutura para realizar todas as atividades fsicas, informa. Em 2008, foi lanada a primeira edio da Revista O Idoso em Ao, produzida pela coordenao do Centro, com relatos da histria de sua formao e das atividades l desenvolvidas. As atividades so gratuitas e oferecidas de segunda a quinta-feira, de 8h as 15h. Os interessados em participar do Centro de Convivncia do Idoso podem ser de ambos os sexos, com idade acima de 60 anos. Para isso, basta se inscrever no Sest/Senat (Capit), que fica na Rua Martin Cyprien n 1.100, no bairro Bela Vista, em Divinpolis. O telefone (37)3222-5812. No ato de inscrio, o idoso deve levar carteira de identidade, comprovante de endereo, comprovante de renda, duas fotos 3x4 e atestado mdico para frequentar as aulas de hidroginstica e demais atividades fsicas.