21 OUT 2022
ESFs realizam ações do Outubro Rosa e saúde bucal

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), divulga as atividades da campanha do “Outubro Rosa”, mês do combate ao câncer de mama promovidas pelas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Djalma Dutra e ESF Belo Vale/ Rancho Alegre durante todo o mês.

Na ESF Djalma Dutra, localizado no ponto de apoio da Comunidade Tamboril, as mulheres tiveram um momento de autocuidado com a fisioterapeuta Bruna.  Em seguida, a enfermeira Cyntia falou sobre a prevenção e inauguração do Cantinho da leitura, que é uma biblioteca dentro da unidade.  Para finalizar, a auxiliar de saúde bucal fez orientações sobre higiene bucal e teve entrega de escovas e uma salada de frutas, para representar alimentação saudável.

Já na ESF Belo Vale/ Rancho Alegre foi realizado uma ação da campanha de prevenção ao câncer de mama, com palestra, roda de conversa, dinâmica de grupo e sessão de beleza. Participaram da atividade 20 mulheres e contou com a presença de diversos profissionais da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf ab1) e Estratégia Saúde da Família Belo vale/Rancho Alegre (ESF).

Ações como essas são de extrema importância pois são voltadas à conscientização da importância da saúde da mulher e na prevenção ao câncer de mama. O diagnóstico precoce salva-vidas e aumenta significativamente as chances de cura.