Atividade contou com orientações sobre sinais das doenças e promoção de atividades físicas
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promoveu na última quinta-feira (13/11), a ação educativa “Saúde em Movimento: prevenção, conscientização e autocuidado – Outubro Rosa e Novembro Azul”, realizada pela equipe de fisioterapia da Universidade do Estado de Minas Gerais, em parceria com a Unidade Básica de Saúde do Porto Velho.
O evento foi iniciado na sala de espera da UBS do Porto Velho, seguindo posteriormente para a praça Francisco Resende Costa, onde foram desenvolvidas as atividades físicas. Os serviços oferecidos incluíram ações educativas e rodas de conversa, orientações sobre sinais de alerta e a importância do rastreamento precoce, informações sobre autocuidado, hábitos saudáveis e prevenção, realização de dinâmicas com o grupo de atividades físicas, distribuição de materiais informativos e tarefas conduzidas pelos estagiários de fisioterapia da UEMG.
Ao todo, participaram 35 pessoas. As atividades tiveram como objetivo central a promoção, para o público-alvo composto por usuários da Atenção Primária à Saúde, incluindo adultos, idosos e integrantes do grupo de exercícios da comunidade, de ações educativas sobre prevenção ao câncer de mama e de próstata, estimulando práticas de cuidado e exercícios físicos como aliados da saúde, além de ampliar o acesso à informação qualificada para a população atendida.
O impacto de ações conjuntas que unem cuidados de saúde e atividade física é extremamente benéfico para o corpo, como explica a fisioterapeuta, preceptora da Uemg e coordenadora da ação, Daniela Faria. “As ações do Outubro Rosa e Novembro Azul fortalecem a promoção da saúde e aproximam a comunidade dos cuidados preventivos. Integrar educação em saúde com atividade física potencializa o impacto e reforça o compromisso com a conscientização e o cuidado integral.”
Para a paciente Aparecida Vilela Ferreira, a participação no grupo auxilia na compreensão das orientações recebidas. “Participar do grupo e receber essas informações ajuda muito. A gente entende melhor como se cuidar e a importância de fazer os exames na hora certa. Além disso, eu melhorei muito com essas atividades aqui, até para dormir melhorou demais.”