11 JUL 2019
ESPORTES
48 escolas participam em maior competição escolar regional

Os Jogos Escolares de Divinópolis (JED), maior competição escolar do Centro-Oeste, neste ano terá participação de 48 escolas: uma federal, 12 privadas, 26 estaduais e nove municipais. O evento esportivo é organizado pela Prefeitura de Divinópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude (Semej).

Serão disputadas as modalidades basquete, futsal, handebol e voleibol nas categorias Jedinho (nascidos em 2008, 2009 e 2010), módulo I (nascidos em 2006 e 2007) e módulo II (nascidos em 2003, 2004 e 2005).

A competição começa em agosto, e os jogos serão disputados no Poliesportivo Dr. Fábio Botelho Notini, quadras de DTC, Colégio São José e Cefet. Ao todo, 372 jogos serão disputados, com participação de 236 equipes.

Equipes campeãs dos JED representam o município nos Jogos Escolares de Minas Gerais, promovidos pelo governo do Estado.

Segundo o secretário municipal de Esportes, Ewerton Dutra, o evento é de suma importância para o esporte municipal por envolver 3 mil alunos/atletas de escolas das regiões do município, alcançando faixa etária de 8 a 16 anos.

“A movimentação esportiva em escolas abrange alunos, torcedores, pais e familiares, que vibram com participação destas no evento”, disse.

Como realizado no ano passado, os jogos serão de “portões fechados”, isto é, apenas entrada de professores, atletas e familiares será permitida. “A decisão de realizar evento de portões fechados financeiramente viabiliza a realização deste (devido a alto custo de equipe de seguranças), e a maioria de professores aprova realização de evento nos moldes. Além disso, mantendo demais alunos dentro da escola, evitamos evasão e prejuízo a rendimento acadêmico de alunos e professores”, explicou o organizador do evento, Rinaldo Xisto.