14 JUN 2019
Prefeitura garante sede para Academia de Letras

A Prefeitura de Divinópolis garantiu à Academia Divinopolitana de Letras (ADL) cessão de imóvel na Rua Coronel Júlio Ribeiro Gontijo, 311, bairro Esplanada. O recém-empossado secretário de Cultura, Gustavo Mendes Martins, assinou termo de cessão durante sessão solene, quarta-feira (12/06), em plenário da Câmara Municipal, durante comemoração de 58 anos de fundação da ADL.

O evento teve início com posse do novo presidente da entidade, acadêmico Flávio Ramos. Durante sessão solene, duas novas acadêmicas, escritoras Marlandes de Fátima Evaristo e Silva e Maria Imaculada Batista Silva, foram também empossadas e passaram a ocupar cadeiras 6 e 19, respectivamente. Cadeira 6 era ocupada pelo escritor Pedro Pires Bessa, e cadeira 19 era ocupada pela escritora Cidah Viana.

O presidente da ADL, Flávio Ramos, destacou a importância de atuação do vereador Edson Sousa e do então deputado federal Jaiminho Martins em encontrar imóvel disponível no patrimônio da União. Imóvel que abrigará a sede de ADL foi destinado à Secretaria Municipal de Cultura, que, em comum acordo com a Academia de Letras, desenvolverá projetos de leitura e estímulo a escrita para crianças e adolescentes e atividades culturais em área externa.

Um dos projetos que será executado em parceria entre Academia de Letras e Secretaria de Cultura é instalação de biblioteca de braille no local. O presidente Flávio Ramos também ressaltou a importância que o prefeito Galileu Machado teve, pois, sensível ao movimento cultural e literário de Divinópolis, valorizou uma das mais importantes e tradicionais entidades de cultura no município ao concordar com cessão de imóvel para instalação de sede própria da academia.

A sessão solene da ADL contou com participação de Vivace Company, formada por violinista Pedro José e tecladista Renato. Durante o evento, a dupla revelação da música divinopolitana Luiza Fraga e Humberto Dehon interpretou “Fly To The Moon” e “Deixa Girar, Girar’”.

História da ADL

A Academia Divinopolitanta foi fundada há 58 anos. A ideia de criação da ADL surgiu em tertúlias literárias de José Maria Álvares da Silva Campos e Sebastião Benfica Milagre, na antiga Farmácia Campos, na Rua Goiás. Jadir Vilela de Souza, que regressava à Divinópolis, também se juntou a eles. Como a data de aniversário de Carlos Altivo, outro seduzido pela proposta, estava próxima, e este realizaria encontro comemorativo, acertou-se que a ADL seria oficialmente criada em 8 de junho de 1961, como acabou realmente por realizar-se.

Os primeiros ocupantes de cadeiras foram convidados e, juntos com fundadores, constituíram o que confrade José Dias Lara denominou de “Os 12 Apóstolos da ADL”: Jadir Vilela de Souza, Sebastião Benfica Milagre, José Maria Álvares da Silva Campos, Carlos Altivo, Gentil Ursino Valle, Rosenwald Hudson de Oliveira, Odilon Ferreira Santiago, Geraldo Moreira, Joaquim Coelho Filho, Petrônio Bax, José Carlos Pereira e Rosa de Freitas Souza.

Em 21 de junho de 1961, a primeira diretoria era eleita com Gentil Ursino Valle sendo escolhido como primeiro presidente, em reunião presidida por José Maria Campos, o mais idoso dos presentes.

A história da ADL começava, então, e seguiu com eleição de outros membros, inauguração de eventos alvissareiros e presença através dos anos em Divinópolis.