01 NOV 2018
Divulgada programação cultural de novembro da Biblioteca Ataliba Lago

A Secretaria Municipal de Cultura promove, neste mês, atividades culturais na Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago. As atividades visam a fomentar a cultura na cidade e a valorizar a biblioteca.

Toda terça-feira, das 18 às 19 horas, acontece a Oficina de Iniciação ao Xadrez com o instrutor Elismar Alves. Para quem já sabe jogar, o 2º piso da biblioteca está reservado a partidas, de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas.

Na Casa da Família Paroquial de Santo Antônio, na Av. 21 de Abril, 655, Centro, serão realizadas oficinas de crochês. As práticas acontecem todas as terças-feiras, das 13 às 17 horas.

Durante todo o mês de outubro, a Sala Multimeios Adélia Prado recebe diversas atividade e palestras. Todos os dias, de segunda a sexta-feira, das 9 às 14 horas, ocorrem visita orientada e Hora do Conto. O evento é aberto a alunos da educação infantil, do ensino fundamental e médio e a grupos de adultos.

De 29 de outubro a 20 de novembro, no 2º piso da biblioteca, acontece o evento Arte com as Mãos. A apresentação será coordenada pelo artista Júlio César Ferreira, que abordará a prática do artesanato em tecidos.

De 21 de novembro a 21 de dezembro, o segundo palco da Ataliba Lago será palco da Mostra de Produções do Programa Revelando Patrimônio. O evento é uma ação realizada pelo Ministério da Cultura e tem apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O objetivo é compreender a consultoria em responsabilidade social da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O grupo musical Filhos da Terra promove a Noite da Poesia, no dia 22 de novembro. O intuito é tratar a poesia na música popular brasileira. O evento será às 19h30, na Seção de Apoio à Pesquisa, no 1º piso da biblioteca.

A biblioteca é palco da Terça Filosófica com a Agefil. O debate será no dia 20, às 19 horas, na Sala Multimeios Adélia Prado. O palestrante Thiago Gandra, doutorando em Estética e Filosofia da Arte, tratará de "Tensão e sentido: as relações entre Filosofia e Arte", com mediação da professora Michelle Rennó.

O Diálogo Filosófico acontece em 21 de novembro, às 19 horas, na Sala de Multimeios. O tema é "A arte de viver" e será conduzido pelo professor Elismar José Alves.

A Ataliba Lago receberá, de 5 a 30 de novembro, a exposição comemorativa dos 75 anos de nascimento do artista plástico divinopolitano Heraldo Alvim. A curadoria e a montagem das pinturas e dos desenhos ficam por conta de Carlos Antônio Lopes Corrêa. A temática tratada será “Heraldo Alvim: vívido brilhantismo”. O evento estará exposto no 1º piso da biblioteca.

Um atendimento administrativo aos bibliotecários de Divinópolis e região acontecerá no dia 8, das 16 às 20 horas. Além disso, a palestrante dra. Marília Paiva falará sobre “A gestão do CRB-6”, na Sala de Multimeios Adélia Prado, às 18h30.

A biblioteca ainda será palco de uma roda de conversa. "Alimentação e comportamento" terá a participação do psicólogo social Romero Marcius e do bionergicista e psicólogo Ernane Lemos. O evento ocorre na Sala de Multimeios, às 19 horas.

A Ataliba Lago receberá o lançamento do livro “Direito Notorial e Registral e a Figura do Notoriado e Registrador à luz da Evolução Histórica e Jurídica”. A autora e pesquisadora Maria de Fátima Batista Quadros estará presente para o lançamento, no dia 19, às 19h30, na Sala de Multimeios Adélia Prado.

O agente cultural Sérgio Rezende estará presente na Escola Estadual Santo Antônio dos Campos, no dia 23, às 15 horas. Sua intenção é tratar do tema “Semana educação para a vida”, dentro do Programa Hora do Conto.

Visitas orientadas de escolas podem ser agendadas entrando-se em contato com Sérgio em (37) 3222-7297.