04 MAI 2017
PREFEITO
Galileu Machado busca recursos em quatro ministérios

O Prefeito de Divinópolis, Galileu Machado, esteve em Brasília nesta quarta-feira (03/05) visitando quatro ministérios. Acompanhado dos deputados federais Domingos Sávio e Newton Júnior, Galileu Machado visitou os ministérios das Cidades, Turismo, Esporte e Social em busca de apoio para vários projetos.  O assessor especial de governo, Fausto Barros, e o superintendente da Usina de Projetos, Julio Campolina, acompanharam o prefeito.

No Ministério do Turismo, o prefeito solicitou apoio para pavimentar o acesso à Cruz de Todos os Povos, do bairro São Roque até o Morro da Gurita. Também busca recursos para construção de uma ciclovia.  “Temos que incentivar as boas ações para que o turismo religioso avance ainda mais. Com muita força de vontade vamos conseguir os recursos para viabilizar esse projeto”, afirmou o ministro do Turismo, Max Beltrão Lima Siqueira. Este encontro foi intermediado pelo deputado Newton Júnior.

Galileu Machado se encontrou com o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, em Brasília. “Contei para o ministro sobre o fechamento do Restaurante Popular e ele ficou surpreso. O ministro disse que vai conseguir verba para construir uma nova sede do CRER, onde funcionou o restaurante. Se for concretizado, poderemos estudar para reabrir o restaurante”, afirmou.

Galileu Machado também foi recebido pelo ministro do Esporte, Leonardo Picciani. No encontro foi tratado do centro esportivo do bairro Icaraí com verba confirmada.

O ministro das Cidades, Bruno Araújo, confirmou para o prefeito a liberação de R$ 22 milhões para a Prefeitura de Divinópolis. O deputado federal Domingos Sávio apresentou as reivindicações e os recursos serão destinados aos projetos de saneamento básico, pavimentação e infraestrutura e habitação.

O ministro firmou o compromisso da liberação dos contratos na ordem de 22 milhões, que possibilitarão obras de drenagem pluvial e rede de esgoto, pavimentação de várias ruas e saneamento básico, e principalmente a construção de moradias do Alto São Vicente, pertencentes ao Programa PPI Favelas. A convite do deputado Domingos Sávio, participou da reunião o deputado federal pelo PMDB Newton Cardoso Júnior.

No encontro, o prefeito Galileu Machado informou que a prefeitura paga aluguel social de 16 famílias que tiveram suas casas demolidas por estarem em área de risco.  As famílias aguardam há anos pela reconstrução de suas casas por parte da prefeitura. “Os recursos estão garantidos pelo Ministério das Cidades e estas 16 famílias terão suas casas finalmente reconstruídas. A equipe técnica do ministério se reuniu logo após o término da reunião do ministro, comigo, com o prefeito e sua equipe técnica, para que possamos agilizar o processo dentro das exigências da pasta”, informou Domingos Sávio.

O pedido de audiência ocorreu em decorrência da visita de cortesia realizada, em março, pelo deputado federal Domingos Sávio ao prefeito recém-eleito. Na oportunidade, Galileu Machado dividiu com o parlamentar as principais demandas da administração junto à esfera federal e, desde então, Domingos Sávio vem trabalhando para auxiliar a administração nas pendências.