16 DEZ 2016
PREFEITO
Vladimir Azevedo, em noite histórica, inaugura Centro Administrativo

O Prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, oficialmente entregou a primeira etapa do Centro Administrativo, na noite de quinta-feira (15/12), no bairro Belvedere, em solenidade com presença de autoridades, entre as quais estavam o prefeito eleito para 2017, Galileu Machado, o ex-prefeito Aristides Salgado e o ex-vice-prefeito Hilário Azevedo. Em noite histórica, o discurso das autoridades enfatizou que, aos 104 anos, Divinópolis ganha sede administrativa moderna, aconchegante e com acessibilidade. O município sai do aluguel da Rua Pernambuco para economizar aproximadamente R$ 10 milhões nos próximos quatro anos. A obra está orçada em R$ 22,2 milhões.

O novo Palácio da Municipalidade Jaime Martins do Espírito Santo tem 7,6 mil metros quadrados com cinco pavimentos, cada qual apresenta as fases da história de Divinópolis. O 5º pavimento, entregue na noite de quinta-feira, é o “Cidade Divina”. Nele o gabinete do prefeito e do vice, além da Secretaria de Governo, da Controladoria e da Diretoria de Comunicação, estão em funcionamento.

O 1º pavimento é denominado de “Cidade Candidés”; o 2º, “Cidade Ferroviária”; o 3º, “Cidade Desenvolvimento”; e o 4º, “Cidade Centenário”. Nos próximos três meses todos os quatro pavimentos estarão prontos. O estacionamento com capacidade de 276 veículos recebeu projeto paisagístico, e 60 árvores de várias espécies foram plantadas, além de receber 2 mil metros quadrados de grama.

Orçada em R$ 22,3 milhões, até o mês passado a obra do primeiro bloco do Centro Administrativo teve aplicação de R$ 18,5 milhões. De recursos próprios R$ 13,3 milhões foram investidos, e R$ 5,1 milhões chegam pelo BDMG Cidades.

Discurso

Em discurso, Vladimir Azevedo destacou a economia e o legado para as futuras gerações. “Nestes últimos oito anos, dediquei tudo de mim para que buscássemos uma Divinópolis melhor do que em primeiro de janeiro de 2009, quando assumi o Poder Executivo. Tenho orgulho de entregar o Centro Administrativo, a casa própria da Prefeitura. Um legado de modernização, economia e melhor atendimento no serviço público”, ressaltou o prefeito, acompanhada da 1ª dama Janaina Marra e o filho Emanoel.

O vice-prefeito, Rodrigo Resende, ressaltou que a cidade tem ampla e moderna sede agora.

“Como homem público essa inauguração tem sentido de realização palpável e real. Nesta primeira etapa de inauguração, podemos dizer que Divinópolis está na vanguarda na construção de um Centro Administrativo moderno. Neste momento, sentimos que o dever foi cumprido”, disse.

O presidente da Câmara de Divinópolis, Rodrigo Kaboja, ressaltou o histórico momento da cidade. “A partir de hoje a Prefeitura tem casa própria. O Centro Administrativo significa respeito, independência e liberdade, ninguém tem sua própria casa sem ter essas três palavras. Divinópolis ganha economia deixando de pagar aluguel”, afirmou.

O presidente da Câmara ainda anunciou projeto de lei que denomina o futuro conjunto de prédios de João Severino de Azevedo, que foi presidente da Câmara do período do arraial, antes de Divinópolis se emancipar. “É bom esclarecer que paço municipal continua Deputado Jaime Martins do Espírito Santo”, explicou. Onde o prédio foi construído tem uma área de 30 mil metros quadrados para abrir outros prédios.

Programa

A proposta de modernização do prédio tem objetivo de melhoria e é realizada em parceria com BDMG. O valor do investimento é R$ 6,5 milhões, em contrato disponível com contrapartida de 10% paga. A reestruturação da rede física completa de dados será realizada para proporcionar qualidade e velocidade nos sistemas de informação da rede.

Estruturação da Central de Atendimento por sistema de telefonia digital e aquisição de mobiliário para proporcionar ergonomia e salubridade dos ambientes podem trazer qualidade ao ambiente de trabalho.

Ainda no projeto, sistema de climatização deve manter a temperatura no Centro Administrativo adequada para o ambiente de trabalho, o que pode garantir conforto térmico aos servidores e público. A proposta tem previsão para ser implantada no próximo ano.

Evento

Ainda no evento, foi lançada a placa oficialmente a Capsula do Tempo. Um projeto do Sistema MPA em parceria com a Prefeitura. Foram vários materiais depositados sobre o período atual da cidade e a previsão de abertura será em 2062.

Os correios lançaram no evento o selo sobre o Centro Administrativo. No final da solenidade, o prefeito Vladimir Azevedo inaugurou a sala dos ex-prefeitos.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024