18 OUT 2016
PREFEITO
Prefeito se encontra com presidente da ONU

Divinópolis foi representada no Congresso Mundial de Líderes Locais e Regionais da CGLU, em Bogotá (Colômbia). O evento, cujo tema é “Vozes Locais para um Futuro mais Humano”, teve a participação do prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, vice-presidente de Gestão Pública da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Durante o Fórum de Associações de Governos Locais, o prefeito Vladimir Azevedo apresentou a estrutura federativa no Brasil e a atuação da FNP. Além de Azevedo, associações e entidades municipalistas de outras partes do mundo falaram sobre os desafios vivenciados pelos municípios.

Na ocasião, o prefeito mineiro destacou a importância do Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), como um espaço de debates e construção de conteúdo de temas municipais. “Nós temos um evento importante para o ano que vem, sobre desenvolvimento sustentável, que está em sua quarta edição”, falou Azevedo, que também é integrante da Coordenação Política do IV EMDS.

Ao convidar os participantes para o evento, Azevedo destacou a participação de 17 delegações internacionais na terceira edição do encontro e falou sobre os desafios vivenciados pelas cidades em adotar políticas públicas compatíveis com o aumento populacional crescente nos grandes centros urbanos.

Além do público presente no Congresso, Azevedo convidou, pessoalmente, o presidente da ONU Habitat, Joan Clos, e o prefeito de Bogotá, Enrique Penalosa, para participar do IV EMDS.

O IV EMDS foi apresentado nesta quinta-feira, 13, durante o Congresso Mundial da CGLU. “O EMDS é o maior evento sobre sustentabilidade urbana da América Latina e aborda temas importantes para o desenvolvimento das cidades”, falou o prefeito.

Já no Fórum de Cidades Intermediárias, segunda agenda que Azevedo participou no dia, o tema abordado foram cidades com o mesmo perfil de Divinópolis. Como o município mineiro é um pólo regional, sofre um impacto na prestação de serviços, uma vez que o atendimento não é feito somente à população de Divinópolis, mas também de cidades vizinhas.

Sobre o Congresso

O evento representa o compromisso dos líderes locais e regionais no desenvolvimento sustentável, promovendo o papel fundamental desempenhado pelo nível de governo mais próximo da população nas principais agendas de desenvolvimento e governança global.

Em seu discurso na Cerimônia de abertura, o prefeito anfitrião, Enrique Penalosa, inaugurou um programa para "compartilhar experiências e aprender uns com os outros, para tornar mais felizes cidades".

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024