21 SET 2016
PREFEITO
Prefeito homenageia dono da Pon Chic em Projeto de Lei

O prefeito Vladimir Azevedo recebeu em seu gabinete, na tarde desta quarta-feira (21/09), Cecília Lopes da Silva filha de José Lopes Ferreira, fundador da tradicional empresa de refrigerantes de Divinópolis, a Pon Chic, para participar da assinatura do projeto de Lei EM 63/2016 que denomina “José Lopes Ferreira” o Centro Social Urbano - CSU no bairro Interlagos.

Para ela, essa homenagem é muito importante não só para a família, mas para a cidade. “Meu pai a vida toda dirigiu e participou da Conselho de Moradores do bairro Interlagos e foi ele que conseguiu o terreno para ser construído o CSU lá no bairro. O Centro Social Urbano é muito importante para Divinópolis como um todo, com importantes atividades de esporte, lazer e de saúde. Ficamos muitos felizes com a homenagem” destacou.

Na oportunidade foi assinado ainda o Projeto de Lei EM 064/2016 que denomina “Edison Silva” a Praça de Esportes localizada no Centro Social Urbano (CSU). Os dois projetos seguem hoje para a Câmara Municipal para apreciação dos vereadores.

José Lopes Ferreira

Nasceu em 1923 no município de Esmeraldas/MG e em 1945 mudou-se para Divinópolis e abriu o Bar Danúbio Azul. Empreendedor, trouxe para a cidade novidades como picolé Polar, o cachorro-quente, a charrete e o muro chapiscado. Em 1948 montou uma fábrica de engradamento de bebidas. Tocava violão para o público e na Rádio Guarani. Fazia serestas encomendadas à pedido de amigos. Trabalhou na fábrica de bebidas Conce e em 1951 abriu uma fábrica de balas. Casou-se em 1952 com Íria Silva Lopes e desta união teve sete filhos. No mesmo ano deu início a fábrica de bebidas Naná, no bairro Niterói, lançando o Guaraná Divinópolis. Em 1968, transferiu a fábrica para o bairro Interlagos, inaugurando assim a Empresa Refrigerantes Pon Chic. Em 1975 foi nomeado presidente do Conselho de moradores do bairro Interlagos e conseguiu o terreno para a construção do Centro Social Urbano. Permaneceu no bairro Interlagos sempre ajudando as pessoas e é muito querido e lembrando pelos moradores. Sempre gostou de festas e barraquinhas, e doava refrigerantes à escolas em datas comemorativas. Faleceu em 2008. Ficou conhecido como José Lopes da Pon Chic.

Edison Silva

Nasceu em 1935 na cidade de Cláudio/MG e aos 17 anos veio para Divinópolis trabalhar no setor de siderurgia. Casou-se com Conceição Costa da Silva (conhecida como Dona Nenzinha) e com ela teve três filhos. Nos anos 70 foi procurado por moradores que tinham a intenção de construir uma igreja no bairro Interlagos. Edison deu a ideia que as pessoas doassem uma quantia mensal para a construção da igreja e a ideia deu certo. Inicialmente construíram uma pequena capela tendo como padroeira São Vicente de Paulo. Ajudou a fundar o Conselho Comunitário do bairro Interlagos, nossa Senhora das Graças e vários outros bairros da cidade, inclusive comunidades rurais. Participou da comissão que lutou para a construção do Centro Social Urbano no bairro Interlagos. Teve atuação marcante em liderança comunitária e em vários órgãos ligados à Igreja Católica. Em 1979 fundou a conferencia de São Mateus. Faleceu em 1991 e até hoje é lembrado pelos moradores pelos exemplos que deixou.  Em 2009, 18 anos após sua morte, a sociedade São Vicente de Paulo o homenageou com a medalha ‘Anjo da Caridade'.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024