03 AGO 2016
Ataliba Lago recebe “Um mergulho na história”

Está disponível, no segundo piso da Biblioteca Municipal Ataliba Lago até 30 de setembro, a exposição “Um mergulho na história”. A mostra comemora os 20 anos do Centro de Memória do Livro (CML).

O CML é um setor da biblioteca que se destaca pelo rico acervo de obras antigas (raras ou preciosas) constituindo fonte de referência da memória bibliográfica cultural. O acervo é composto pela Coleção Brasiliana, Mineiriana e Divinopolitana.

Os livros raros ou preciosos não apenas os livros antigos. Enquadram-se nesta classificação livros de produção artesanal, livros de tiragem reduzida, edição esgotada, clandestina, fac-símile, edições de características bibliográficas peculiares como beleza tipográfica, ilustrações, preciosidade gráfica, dentre outras.

Essa é a finalidade do Centro da Memória do Livro que vem a projetar nossa biblioteca alinhando-a às demais instituições congêneres do país voltadas para idênticos fins: preservar o acervo para os historiadores, pesquisadores e estudantes em geral.

Dentre as preciosidades encontradas no CML de Divinópolis estão: Vademecum Forense (1871), Dicionário de Medicina (1873), Corografia Brasílica (fac-símile da edição 1871, de M. Aires do Casal), Viagem pitoresca e histórica do Brasil (Debret), Cultura e Opulência no Brasil (fac-símile da edição príncipes de 1711), além de revistas e periódicos (Revista O Cruzeiro -1940/1970).

As escolas que tiverem interesse de levar seus alunos para visitar a exposição podem entrar em contato com Sérgio pelo telefone 3222-7297.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024