18 MAI 2016
12ª Aula aberta dá show de arte do Santuário

Cerca de três mil pessoas prestigiaram as apresentações artísticas

Uma praça lotada com cerca de três mil pessoas, muitas crianças e adolescentes apresentando arte e pais orgulhosos com a 12º Edição da Aula Aberta. Foi assim o domingo (15/05) na praça do Santuário em Divinópolis.

Estiveram presentes, a secretária municipal de Educação Rosemary Lasmar, a assessora técnica da Gerdau Conceição Maciel, a presidente da Acesa Patrícia Helena, o deputado estadual Fabiano Tolentino, o vereador Adilson Quadros e o vice-prefeito Rodrigo Rezende.

Logo nas primeiras horas da manhã, alunos de 15 escolas chegaram e foram se acomodando na escadaria da praça. A atividade começou com uma intervenção do teatro musical, seguida por apresentações artísticas de dança folclórica, violão, balé e hip hop. Apresentações que encantaram o público. “Eu estava passando pelo centro e vi tanta gente na praça e vim assistir. Fiquei impressionada com os alunos”, disse a dona de casa Maria Aparecida Correa.

Depois de cada apresentação, os alunos foram convidados a acompanhar os arte-educadores para a aula aberta. Em cada canto da praça, os alunos fizeram aula nas suas respectivas oficinas, tiveram uma aula em público, sob os olhares das famílias. Foram atividades  de balé, jazz, flauta, hip hop, danças folclóricas, teatro musical, violão, viola caipira e canto popular e teatro.

A Isabel Araújo Fernandes disse que o filho estuda na escola municipal Paulo Freire e só vê crescimento no desempenho do filho. “Fiquei orgulhosa de vê-lo se apresentar e que melhora a cada dia”, disse ela. A dona de casa, Rosilene Martins explicou que o Projeto Fazendo Arte é um ótimo incentivo para as crianças. “Minha filha era muito tímida e as oficinas ajudou demais”, comentou.

Visto como um dos principais eventos do Projeto Fazendo Arte, a Aula Aberta está na 12º edição. Por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o projeto Fazendo Arte é patrocinado pela Gerdau. A gestão é da Associação Cultural de Educação Social e Artística (Acesa), com apoio da Prefeitura de Divinópolis, através das Secretarias Municipais de Cultura e Educação, o Centro Diocesano de Divinópolis e TV Integração.

Este é o momento de interação entre os alunos que fazem a mesma oficina, em escolas diferentes.  Momento também que eles podem trocar experiências. A coordenadora do Projeto Fazendo Arte/Escola de Arte, Lenir de Castro disse também que é o momento em que a comunidade pode conhecer o trabalho que desenvolvemos nas comunidades. “É um orgulho muito grande ver esse momento aqui na praça, onde os pais podem ver os filhos se desenvolvendo, aprendendo a arte, e ver uma praça cheia assim é sinal de que estamos no caminho certo, na política pública de incentivo a cultura”, finalizou Lenir.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024