16 ABR 2024
Visita, conversa e Oficina Itinerante movimentam manhã no Cmei Santa Luzia
As atividades trataram sobre assuntos de extrema importância para as crianças, relacionadas à saúde e desenvolvimento de todas
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que foi realizada na manhã de hoje (16/4), uma visita da secretária de Educação, Andreia Dimas, ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Santa Luzia. O encontro objetivou discutir as demandas escolares e tratar sobre importantes temas relacionados à saúde das crianças.

Na oportunidade, a secretária conversou e abordou o tema da higiene das crianças. Tal questão é fundamental para o bem-estar delas dentro e fora da unidade escolar, no convívio com a família, que apresenta um papel fundamental na conscientização do assunto. As unidades escolares têm nutricionistas, que são responsáveis por orientar e acompanhar toda alimentação que será dada aos alunos na escola, focando em uma nutrição saudável e que sustente, de maneira adequada, as crianças.

Além disso, Andreia Dimas comentou sobre os hábitos de higiene, que sempre são tratados na escola. “É trabalhada diariamente a importância de lavar as mãozinhas antes de alimentar, a organização e o manuseio do alimento, não pegar garrafinha do outro, a importância de cada um ter o seu material individual, enfim, tudo isso é trabalhado, e principalmente, se a criança apresentou sintomas, não venha à escola, porque dessa maneira o vírus não prolifera. É importante ter consciência coletiva”, disse.

Durante a visita, foi realizada uma reunião com a diretora da unidade, Junia Mesquita Moraes, a fim de realizar o alinhamento e resoluções de demandas do Cmei Santa Luzia. Simultaneamente, acontecia também a Oficina Itinerante no local, que é realizada uma vez por semana em cada unidade escolar, nos turnos da manhã e da tarde.

Em sua dinâmica, um grupo de professores formadores percorre as unidades escolares da Educação Infantil para desenvolver oficinas pedagógicas com grupos de crianças. O projeto acontece semanalmente em todas as unidades que atendem a educação infantil, e as crianças podem experimentar atividades como teatro, reconto de histórias, pintura, arte com colagem, registros livres ou com interferência, musicalização e oficinas de corpo, gesto e movimento.

Na ocasião, o tema escolhido para ser tratado na oficina foi o Dia do Índio, que será comemorado na próxima sexta-feira (19/4). Enquanto as oficineiras trabalhavam com as crianças algumas brincadeiras e ações relacionadas ao assunto, as professoras se reuniram para fazer o planejamento semanal das atividades que serão trabalhadas na escola.