14 MAR 2024
TURISMO
Representantes da Prefeitura participam de encontro com gestores de cultura e turismo
6º Encontro de Gestores de Cultura, Turismo e Circuitos Turísticos de Minas Gerais foi realizado no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, em Belo Horizonte
A Prefeitura de Divinópolis, por meio de representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes) e da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), participou do 6º Encontro de Gestores de Cultura, Turismo e Circuitos Turísticos de Minas Gerais.

O Governo de Minas realizou, nos dias 12 e 13 de março, o 6º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo, no Palácio das Artes, e lançou o “Ano da Cozinha Mineira”. Na abertura especial do encontro, o violinista e compositor Marcus Viana interpretou a canção “Pátria Minas”, de sua autoria, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes.

Após a performance de Marcus Viana, o jornalista, apresentador e escritor Zeca Camargo fez um bate-papo sobre cultura e turismo cultural. Na sequência, houve diversos momentos de compartilhamento de conhecimento acerca da gastronomia mineira, com cozinha ao vivo e stands de gastronomia local.

Representando a Prefeitura de Divinópolis, estiveram presentes: o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo, Luiz Ângelo Gonçalves; o secretário de Cultura, Diniz Borges; a coordenadora da Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago, Luciene Miranda; a coordenadora da Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva, Maria Tereza da Cruz Mimoso; o coordenador do Teatro Municipal Usina Gravatá, Fernando Silva; o gerente de Turismo da Semdes, Tony Costa; e a gerente de Cultura Popular da Semc, Thais Emília de Souza.

Para o gerente de Turismo, Tony Costa, o evento se mostra como um ambiente de muita relevância. “Uma ação como esta fortalece o networking e abre possibilidades de atração de investimentos, turistas e mais eventos para o município de Divinópolis, através das interlocuções com os setores que fomentam a atividade turística e cultural”, destacou.

Dentre a programação do evento, foram abordados temas importantes, como o “Marketing de grandes eventos e atração de turistas”, conduzido pela palestrante Bárbara Botega, contando, também, com a presença e explanação do presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig), Thiago Toscano, com o tema “Economia criativa, cultura e turismo na geração de emprego e renda” além dos temas relacionados à Gastronomia – tema principal do encontro.

O secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, e sua equipe de subsecretários e assessores, estiveram com a equipe de Divinópolis, e destacou que a Secretaria de Governo está de portas abertas para o município, uma vez que tem conhecimento do potencial dos eventos e atrativos turísticos promovidos pela gestão.

O secretário de Cultura de Divinópolis, Diniz Borges, detalhou a sua experiência de participação no evento. "Foi muito bom e compensador participar deste evento que contou com palestras que mostraram o quanto a Cultura e o Turismo andam de mãos dadas e levam ao progresso um município. Se inteirar com o movimento cultural de outras cidades e perceber que existem tantas formas de compartilhar da arte, de aprender com ela e até fazer com que os artistas são diferentes mesmo sendo da mesma linha de pensamento. Enfim, foi um momento de conhecer gestores dos quatro cantos de Minas Gerais e aprender um pouco com cada um deles", pontuou.